Lei quer liberar diesel para carros de passeio

Projeto de senador alagoano pretende incentivar o desenvolvimento do biodiesel no Brasil.

Alternativa à gasolina, o diesel, que é bastante utilizado em carros de passeio na Europa, não está disponível para esse tipo de veículo no Brasil. Um projeto de lei, no entanto, pretende mudar esse panorama. 

De autoria do senador Benedito de Lira (PP-AL), o projeto  84/2015 visa derrubar a portaria 23/1994 do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC), que veta o uso do diesel em carros de passeio e o libera apenas para os de transporte coletivo, carga ou off-road com capacidade acima de 1.000 kg. No Brasil, esse combustíbel é subsidiado pelo governo.

No texto do projeto, o senador levanta as vantagens dos motores a diesel, já que os avanços dos últimos anos os tornaram mais econômicos, silenciosos e menos poluentes. Esses fatores estão em sintonia com leis de emissões mais restritivas a cada ano.

Outro ponto abordado é que a liberação do diesel para carros de passeio ajudaria a alavancar o desenvolvimento do biodiesel, criado a partir de óleos vegetais (como a mamona). Alternativa ao diesel, esse combustível pode reduzir a dependência do petróleo no País.