Empresa dos EUA quer comprar energia eólica de carros

Fonte: Reuters - 23/02/07

A principal empresa elétrica da Califórnia, a Pacific Gas & Electric Co. (PG&E), está analisando um plano para carregar frotas de carros elétricos com energia eólica durante as noites e permitir que os consumidores vendam durante o dia parte da energia acumulada.

Além de reduzir o consumo do petróleo e as emissões de gases do efeito estufa dos carros normais, o plano pode incentivar a produção de veículos híbridos e dar às empresas elétricas mais capacidade na rede para as tardes quentes de verão, segundo oradores em uma conferência sobre investimentos em "tecnologia limpa", nesta semana em San Francisco.

A PG&E "poderia recarregar baterias de carros em tomadas elétricas fora das horas de pico, durante a noite, e recarregar a rede com as baterias durante períodos críticos de pico de demanda", disse Hal LaFlash, diretor de política energética e planejamento da empresa.

A energia eólica é a maior fonte de energia renovável da Califórnia, com mais de 2.500 megawatts. Segundo LaFlash, uma capacidade adicional de 4.600 megawatts deve ser instalada para atender à demanda do Estado por fontes renováveis.

A Xcel Energy, de Minneapolis, também estuda tecnologias para recarregar veículos híbridos e devolver o excesso à rede nas horas de pico.