Hyundai investe R$ 100 milhões em Centro de P&D no Brasil

Primeiro centro de P&D da montadora no hemisfério sul será dedicado ao desenvolvimento de motores flex.

A Hyundai lança hoje a pedra fundamental de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento no hemisfério sul, que será construído na planta brasileira de Piracicaba (SP), onde é fabricado o HB20, modelo desenvolvido exclusivamente para o País. Quinto laboratório de P&D da montadora no mundo - ao lado da Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Alemanha -, terá como objetivo viabilizar o desenvolvimento de motores com tecnologia flex.

Com previsão de início de operação no segundo semestre de 2016 e investimentos de R$ 100 milhões, o centro atende às demandas do Inovar-Auto, regime automotivo do Governo Federal que estimula a produção local de conteúdo e tecnologia.

“A construção do Centro de P&D da Hyundai no Brasil demonstra nosso comprometimento com os clientes e com os programas do Governo Federal para estímulo da pesquisa e desenvolvimento. Será um recurso fundamental para tornar nossos produtos cada vez mais competitivos, eficientes e modernos”, afirma William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.

A estrutura terá como principal objetivo desenvolver tecnologias voltadas ao mercado brasileiro, amplamente dominado pelos motores flex. Para tanto, contará com laboratórios para teste de desempenho e durabilidade de motores, redução de emissões e melhoria da eficiência energética e da partida de motores em baixas temperaturas, crítico para combustíveis como o etanol.

O projeto recebe apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. “Desde que a Hyundai trouxe a fábrica para Piracicaba, temos apoiado cada uma das expansões da empresa. O Centro vai trazer inovação e gerar conhecimento, consolidando ainda mais não só a cadeia automotiva, mas também o Estado como polo científico”, explicou Juan Quirós, Presidente da Investe São Paulo.


Continua depois da publicidade


Participaram da cerimônia, realizada na fábrica da Hyundai em Piracicaba, o prefeito da cidade, Gabriel Ferrato; membros do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo).