Fusão da Dânica com a Zipco cria empresa de R$ 600 milhões

A Dânica e a Zipco assinaram nesta segunda-feira (20) acordo para a fusão de suas operações. A nova empresa, chamada DânicaZipco, nasce com um faturamento de R$ 600 milhões, sem dívida bancária e como a segunda maior do segmento de sistemas construtivos metálicos.

A companhia tem uma vantagem competitiva em relação aos demais players do mercado: é a única a ter uma oferta conjunta de estruturas metálicas e painéis termoisolantes industrializados.

O negócio foi concretizado pelo Pátria Investimentos, que já era sócio da Zipco desde 2011 e agora investiu na Dânica. Os empreendedores dessas empresas seguem com participações dentro da nova organização. Steffen Nevermann, então diretor-geral da Dânica, será o diretor presidente da nova companhia. O diretor financeiro será Luciano Corrêa da Fonseca, diretor do Pátria e CFO da Zipco. Luiz Priori, fundador da Zipco, será o diretor de operações da nova empresa. A família Nevermann deterá 43.5% da empresa formada a partir da fusão e Pátria e Luiz Priori terão 56.5%.

“Dânica e Zipco têm ofertas complementares e poderão capturar uma série de sinergias comerciais que vão impulsionar o negócio. O cross selling representa uma grande oportunidade. Vamos integrar a oferta de painéis termoisolantes e estruturas metálicas, com o cliente passando a negociar com um único fornecedor”, explica Nevermann.

“Levaremos ao mercado um portfolio completo a um setor que ainda é carente de inovação, com resultados práticos como a redução no número de etapas nos processos construtivos e tempo gasto para a conclusão de uma obra”, afirma Priori.

A força de vendas da DânicaZipco é outro ponto importante de sinergia. Os times irão se complementar, ampliando o poder de alcance do portfólio conjunto de soluções construtivas industrializadas da DânicaZipco.


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A Dânica projeta e produz painéis termoisolantes em substituição a materiais convencionais usados em fechamentos laterais, divisórias e telhas para edificações industriais e comerciais. Os principais segmentos de atuação são: construção civil, câmaras frias, supermercados e salas limpas. Desde 2009, a Dânica tem crescido a uma média de 14% ao ano, e encerrou 2014 com faturamento de R$ 477 milhões.

A Zipco oferece soluções em coberturas metálicas para galpões de grande porte, incluindo vigas, telhas, domos, calhas, entre outros. A companhia encerrou 2014 com um faturamento de R$ 131 milhões, um salto de 400% em relação a 2011, quando o Pátria investiu na empresa.

Setor em transformação

O mercado de construção vive um momento de transformação. Há uma migração de soluções convencionais para industrializadas. “Da tradicional construção com alvenaria, quase artesanal, os clientes têm buscado melhoras significativas na produtividade da obra, demandando o uso de produtos industrializados e fabricados em série e sob medida”, afirma Fonseca.

A empresa tem mais de 800 funcionários e fábricas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Chile e México.