Starrett amplia seu portfólio de produtos

Máquinas Universais de Ensaios da Série FMS integram os investimentos da multinacional.

A Starrett, produtora de ferramentas e instrumentos de medição no Brasil e uma das maiores do mundo, decidiu ampliar o seu portfólio de produtos oferecendo ao mercado as novas Máquinas Universais de Ensaios da Série FMS, otimizadas para atender ambientes produtivos de grande escala e ajudar no aprimoramento de testes de qualidade, aumento de produtividade, rendimento e qualidade dos produtos.

As máquinas são fabricadas em Massachusetts, entretanto para disponibilizar esta solução ao mercado brasileiro a Starrett adquiriu padrões para calibração desta linha de produto e vem investindo em treinamento da equipe técnica em sua matriz nos Estados Unidos, para fornecer o melhor suporte técnico aos seus clientes e usuários. Além disso, a Starret disponibiliza o Test Drive de Metrologia, unidade de demonstração utilizada para levar os produtos até os clientes interessados.

Estes equipamentos tem se demonstrado bastante eficientes tanto em Controles de Qualidade como no Chão de Fábrica e se propõem a ensaios de resistências mecânicas como: tração, compressão, flexão, cisalhamento, coeficiente de atrito e fadiga em matérias-primas, produtos acabados ou em processo de produção atestando a qualidade de polímeros e espumas industriais e ortopédicas, materiais hospitalares e cirúrgicos - seringas, peles artificiais, luvas de procedimento e outros; componentes como conectores, interruptores, tubos, parafusos, arames e molas, tecidos, cerâmicos e embalagens.

De acordo com o gerente de Serviço à Cliente de Metrologia Starrett, Sérgio Eduardo Cristofoletti, o grande diferencial das Máquinas Universais de Ensaio da Starrett é a facilidade de uso do seu software, que roda em tela multi-touch e atende as especificações mais criteriosas das normas internacionais como ASTM, ISO, DIN, BS e outras. 

Cristofoletti, ainda, expõe inúmeras vantagens às empresas que utilizam as máquinas da série FMS. “As empresas ganham principalmente em praticidade e agilidade na programação de novos ensaios, na confiabilidade dos resultados e suporte técnico remoto. Após a programação e posicionamento do corpo de prova é necessário apertar apenas um botão e o ensaio é realizado”, complementa.


Continua depois da publicidade


Segundo o diretor de marketing da América Latina, Christian Arntsen, a ampliação do portfólio de produtos faz parte do plano de expansão da Starrett que já investiu 20 milhões, no início deste ano, para triplicar sua linha de produção do aço Bi-metal Unique™.

“Os investimentos não param. A necessidade de maior produtividade em termos de corpos de prova criou no mercado uma demanda por rotinas de ensaio de materiais mais rápidas, confiáveis e precisas. O que fez a Starrett definir a linha de investimento neste tipo de máquina”, diz Arntsen.

Características da Série FMS

As principais características das Máquinas Universais de Ensaios da Starrett são a exatidão de medição, interface inovadora com o usuário, métodos de teste reconhecidos internacionalmente, manufatura enxuta e integração de sistema.

As máquinas apresentam estabilidade, proporcionada pela rigidez da estrutura modular forjada com base em granito e o acesso rápido do operador, graças ao posicionamento privilegiado dos botões de acionamento. A instalação nas empresas é realizada por técnicos treinados e o suporte técnico pode ser feito presencialmente ou remoto por especialistas da Starrett.

Serviço exclusivo e pioneiro

O Serviço Móvel é um test drive das máquinas e instrumentos da Starrett, inclusive da Máquina Universal de Ensaio FMS 5000 (tração e compressão). No veículo utilitário podem ser feitas medições precisas, tanto nestas máquinas quanto em Máquinas de Medição Óptica por duas ou três coordenadas, testes de instrumentos com saída de dados, parquímetros, micrômetro, teste de rigidez, rugosidade, espessuras, todos ligados à metrologia.

“Este serviço é exclusivo da Starrett. Realizamos os testes com os produtos do cliente para confirmar se todas as necessidades da empresa serão atendidas. As máquinas da Starrett tem um grande diferencial das concorrentes, por isso demonstramos para justificar o valor e a qualidade dos nossos equipamentos”, diz o demonstrador Wanderlei de Mello César.