Volvo adquire preparadora de carros Polestar

Marca associada a alto desempenho será incorporada aos suecos esportivos.

A Volvo Cars adquiriu a Polestar, empresa especializada em preparação de veículos de alto desempenho. Com isso, a marca Polestar estará nos modelos mais esportivos da montadora sueca. O valor da compra não foi informado. Além da atuação conjunta em competições desde 1996, Volvo e Polestar desenvolvem versões esportivas do S60 e do V60. A compra da preparadora pode ampliar a oferta de versões especiais na linha Volvo e vai ao encontro da filosofia adotada por outras marcas premium como Audi, BMW e Mercedes-Benz, que também têm as próprias divisões esportivas (RS, M e AMG, respectivamente).

Para 2015 a fabricante de automóveis espera entregar 750 modelos Polestar do V60 e do S60. Com a integração das duas marcas, as vendas devem crescer para algo entre mil e 1,5 mil unidades por ano. Em alguns mercados a Volvo também vai se beneficiar com a venda dos kits Polestar na rede de concessionários. A aquisição também incluiu todos os direitos das atividades de desenvolvimento, os softwares e componentes dos pacotes de desempenho da Polestar Performance AB, assim como a Polestar Holding AB, que detém a marca Polestar. 

A incorporação abre caminho para o uso dos motores híbridos Twin Engine na próxima geração dos carros de alto desempenho. Segundo a Volvo, os funcionários da Polestar serão contratados pela Volvo. Mas a divisão de competições da Polestar não foi adquirida, mudará de nome em breve e permanecerá sob controle de Chistian Dahl, fundador da marca. 

Exemplos de preparação atuais

O Volvo S60 e o V60 Polestar trazem um motor T6 de 350 cv preparado, assim como modificações nos freios, suspensão e transmissão. A preparadora também fez um trabalho minucioso em detalhes da carroceria e do interior.

Os pacotes Polestar Performance Optimisations oferecem um aumento de desempenho para os motores intermediários. O trabalho é combinado com alterações na transmissão e na resposta de acelerador.