BNDES fecha parceria com novo banco dos Brics

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira que assinou acordo para cooperação com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), dos Brics, juntamente com as instituições de fomento de Rússia, Índia, China e África do Sul.

Com a investida, os bancos de desenvolvimento dos países que fazem parte do grupo Brics se dispõem a explorar possibilidades de cooperação na mobilização de recursos para financiamento, cofinanciamento e estruturação de garantias em projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável, disse o BNDES em comunicado.

Dentre as possibilidades a serem adotadas estão empréstimos, emissões de títulos, estruturação de fundos de investimento e criação de programas para apoio financeiro por meio de "project finance", em que a garantia é dada pelo próprio projeto.

O documento foi assinado na cidade russa de Ufá, durante a 7ª reunião de cúpula dos Brics. Segundo o BNDES, o acordo "abre caminho para que potências emergentes estreitem relações econômicas em projetos de interesse mútuo dentro e fora dos países do bloco".

A criação do NBD, o banco de desenvolvimento dos países que compõem o grupo, já havia sido formalizada na cúpula das potências emergentes do ano passado, realizada em Fortaleza. Os projetos de interesse comum não ficam circunscritos aos países dos Brics, podendo também envolver outros países emergentes e em desenvolvimento.

Eventuais iniciativas de cooperação precisarão ter conformidade com os regulamentos específicos de cada instituição financeira signatária, entre as quais também estão o Banco para o Desenvolvimento e Assuntos Econômicos Estrangeiros (Vnesheconombank) da Rússia, o Export-Import Bank da Índia, o Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês), e o Banco de Desenvolvimento da África Austral (DBSA, na sigla em inglês) da África do Sul.


Tópicos: