China quer iniciar produção de veículos elétricos no Brasil

Comitiva chinesa foi recebida em Parque Tecnológico no interior de SP.

Uma comitiva chinesa esteve neste sábado (20) em São José dos Campos, interior de São Paulo para discutir parcerias na área de tecnologia, entre elas, a construção de um polo de produção de veículos elétricos.

A comitiva foi recebida pelo diretor do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp, membros da prefeitura e de empresas instaladas no parque.

O ministro da Ciência e Tecnologia da China, Wan Gang, conheceu o local e se mostrou animado com os novos projetos em parceria com o Brasil.

O Vale do Paraíba espera receber novos investimentos em parceria com os chineses com a construção de um novo polo industrial em Jacareí, promovido pela montadora Chery, o desenvolvimento do satélite Cbers e a venda de aviões pela Embraer.

Durante o encontro, também foi discutida uma futura parceria entre o Parque Tecnológico e o Governo Chinês, para a construção de um polo especializado na produção de veículos elétricos.

A ideia é aproveitar o espaço da fábrica Eletric Dreams, já instalada no Parque Tecnológico, para iniciar os trabalhos.

“Nosso projeto é de um veículo elétrico, esportivo, de altíssimo desempenho, onde a gente desenvolve uma série de tecnologias. O que a gente desenvolveu pode ser embarcado no veículo elétrico que eles possam vir a produzir aqui no Brasil", esclareceu o diretor da empresa, Fábio Guillaumon.

O ministro chinês apresentou um modelo elétrico fabricado por uma montadora chinesa, que também é a maior fabricante de baterias do mundo.

"Ontem [sexta-feira (19)] em Brasília foi assinado um acordo entre os governos, um convênio, e hoje [sábado (20)] nós já estamos aqui buscando concretização dessas possibilidades”, disse Raupp.