Italianos vêm ao Brasil para promover a EMO Milano 2015

Representantes da indústria metalmecânica da Itália buscam atrair expositores e compradores brasileiros ao evento mundial.

Representantes da indústria de máquinas da Itália, visitaram o Brasil para promover a edição 2015 da EMO Milano, exposição mundial de máquinas-ferramenta. O evento ocorre alternadamente em Hannover e Milão, esta última que sediará a exposição nessa edição. Durante a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Processos Integrados de Manufatura (Feimafe), realizada em maio, representantes da Ucimu-Sistemi per Produrre – associação que representa os fabricantes italianos de máquinas-ferramenta, robôs, sistemas de automação e acessórios – apresentaram o evento para empresários e jornalistas brasileiros. A Associação italiana foi designada pela Cecimo – Associação Europeia das Indústrias de Máquinas-Ferramenta –, promotora do evento, para convidar empresários brasileiros a visitarem e exporem no evento mundial.

A promoção da exposição no Brasil se baseia em números que aproximam a indústria de máquinas italiana com o mercado brasileiro. O presidente da Ucimu-Sistemi per Produrre, Luigi Galbadini, reforçou a importância do mercado local como importador de equipamentos italianos. A Itália está entre os três países que mais exportam máquinas operatrizes ao Brasil, atrás somente da Alemanha e da China. Ainda de acordo com o presidente da Associação, o Brasil importou da Europa R$ 320 milhões de euros em máquinas operatrizes em 2014, “importância equivalente a 50% do total de importações realizadas nesse segmento”.

Ao promover a própria indústria, Galbadini lembra que a Itália voltou a crescer depois de anos em crise e ressalta: “O Brasil é um país extremamente importante para nós”. A Associação estima que a produção de máquinas-ferramenta da Itália deva crescer 4,2%  em 2015, em relação a 2014, o equivalente a 4,89 bilhões de euros.


Continua depois da publicidade


O cônsul geral da Itália, Michele Pala, há um ano no Brasil, garante que o evento é uma grande oportunidade, principalmente, por se tratar de um setor de alta tecnologia. “Aqui demonstramos que a Itália não é só um museu a céu aberto e boa culinária, mas que também é a vanguarda da tecnologia”, diz.

EMO Milano 2015

A bienal acontece entre os dias 5 e 10 de outubro desse ano no pavilhão de exposições fieramilano, em Milão, na Itália. A exposição já conta com mais 110.000 m² de espaço reservado para 1.300 empresas, confirmadas até o momento. Além das 400 expositoras italianas, há ainda, majoritariamente, empresas da Alemanha, Taiwan, China e Suíça. As brasileiras Romi e Sul Corte já confirmaram presença no evento.

A EMO Milano deve receber cerca de 150.000 visitantes, provenientes de 100 países. O evento acontece em concomitância com a Expo 2015. Na última edição realizada em Milão, em 2009, mais de 125 mil visitantes estiveram no evento, entre os quais 51.500 provenientes de 99 países.