BNDES financia R$ 23,3 milhões para projetos de inovação da Fiat

Entre os projetos a serem desenvolvidos, destaca-se painel fotovoltaico para captação de energia solar, a ser utilizado no teto de veículos.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 23,3 milhões para projeto de inovação da FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil, que prevê o desenvolvimento de novas tecnologias para veículos e instalação de um centro de excelência especializado em dinâmica e segurança veicular, em Belo Horizonte (MG).

Entre os projetos a serem desenvolvidos, destaca-se um painel fotovoltaico para captação de energia solar, a ser utilizado no teto de veículos automotores. Acredita-se que a tecnologia permitirá reduzir a carga elétrica e o tamanho do alternador dos veículos, o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes.

Também é alvo dos investimentos em inovação da empresa o desenvolvimento de um novo nanofluido que atuará diretamente no sistema de controle de temperatura de motores de automóveis.

Para transformar tecnologias de ponta em produtos e serviços, a empresa firmou contrato de prestação de serviços com universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento, como a Universidade Federal de Uberlândia (MG) e o Centro de Inovações CSEM Brasil (ligado a centro suíço de eletrônica e microtecnologia), atuando, assim, como uma ponte entre a ciência e a indústria.   

O Centro especializado em dinâmica e segurança veicular da Fiat será instalado nas dependências da PUC/MG e contará com um laboratório dotado de equipamentos e sistemas para simulação em tempo real de dinâmica e segurança de veículos.