por Maria Paula Silva    |   14/11/2022

Currículo para estágio: dicas e truques para passar na seleção

Estagiar é um passo importante para colocar os seus conhecimentos em prática e desenvolver as habilidades exigidas em um ambiente de trabalho, além de abrir espaço para o seu avanço em uma carreira. As maneiras de conquistar esse tipo de oportunidade podem até ser diferentes, mas a maioria requer a apresentação de um currículo para estágio. Então, aproveite as informações deste artigo para entender como esse documento pode trabalhar a seu favor e fazer com que você passe na seleção para um programa de estágio.

reunião
Foto de Sora Shimazaki

Como deve ser um currículo para estágio

Um currículo para estágio pode ter aspectos em comum com o padrão de currículo simples ou tradicional, só que o conteúdo deve estar mais focado em demonstrar o seu potencial de encaixe na cultura de uma empresa e contribuição com o atual quadro profissional — já que não se trata de enumerar experiências e anos de atividade no mercado de trabalho.

Para aumentar as suas chances de sucesso em uma seleção de estagiários, procure seguir estas dicas:

1. Use um formato de currículo que destaque as suas habilidades

O formato de currículo funcional (baseado em habilidades) é ideal para apresentar a sua candidatura a um estágio. Nessa estrutura, você tem espaço para incluir pequenos textos descritivos ou declarações que sejam relevantes para a empresa, como no exemplo abaixo: 

Administração de Empresas | Faculdade X | 5º semestre

Destaque para a participação em um projeto sobre gestão hospitalar, que recebeu a nota máxima e vem sendo usado como exemplo nas aulas para as demais turmas.


Continua depois da publicidade


Vale reforçar que esse tipo de detalhe ajuda a formar uma impressão positiva sobre você e conferir se o seu perfil atende às normas para estágio, então escolha bem o que escrever no currículo. 

2. Deixe claro o seu interesse em um estágio

As equipes de recursos humanos costumam receber candidaturas para diferentes vagas e esclarecer que você está em busca de um estágio facilita as coisas para ambos os lados. Aproveite o espaço logo abaixo de seu nome e dados de contato para fazer uma breve declaração sobre o seu objetivo, como no exemplo a seguir:

Tenho interesse na vaga de estágio no departamento de contabilidade da empresa X, conforme anunciado esta semana no LinkedIn. Estou cursando o sexto período de Ciências Contábeis na faculdade Y e tenho um excelente histórico de notas, além de ser uma pessoa pontual, dinâmica e organizada. Espero ter a oportunidade de colaborar com o trabalho em equipe e aprender muito com essa experiência.

3. Demonstre organização e profissionalismo através do seu currículo

Tudo o que se vê em um currículo para estágio traz informações valiosas para contratantes em potencial, tanto em termos de imagem quanto de conteúdo. Por isso, experimente fazer isso na hora de montar o seu CV:

  • Prefira modelos com visual limpo, fontes de fácil visualização e bom espaçamento geral

  • Organize seus dados em seções, listas com marcadores e datas em estilo padronizado

  • Facilite a compreensão de suas informações, evitando floreios e frases genéricas

  • Mantenha o foco naquilo que pode ser útil em um estágio, a objetividade conta pontos a seu favor

  • Não exclua a seção sobre experiência profissional (você pode mencionar atividades em esquema de voluntariado, atuação em projetos não remunerados, emprego de férias ou durante um período de intercâmbio, publicação de textos e outros tipos de trabalho que tenha você realizado)

4. Otimize seu currículo para passar na seleção para estágio

Além de caprichar na forma e conteúdo do seu currículo para estágio, vale a pena usar estes pequenos “truques” para otimizar o documento:

  • Personalize seu currículo, incluindo o nome da empresa em sua declaração de objetivo e dando maior ênfase ao que é desejável para a contratação (você pode conferir isso no texto do anúncio de emprego e nos canais de comunicação da empresa, tais como site, redes sociais e perfil no LinkedIn) 

  • Coloque palavras-chave no CV, que você pode levantar através das pesquisas feitas para a personalização para fazer com que o seu material tenha mais chances de passar pelos sistemas de triagem automática de currículos

  • Evite erros na criação do currículo, reforçando a revisão do material para consertar eventuais falhas de digitação, ortografia e gramática.

5. Equilibre sua autoconfiança!

A preparação de um currículo pode gerar dúvidas e inseguranças até em profissionais experientes no mercado, mas essas pessoas não perdem tempo e buscam as informações que precisam para produzir um material adequado — como você está fazendo agora.

Por outro lado, o fato de ter conhecimentos teóricos sobre um tema não deve fazer com que você se sinta em um patamar mais elevado em relação à futura equipe de trabalho. Afinal, você vai se candidatar a uma posição de entrada na empresa, com aprendizado de técnicas utilizadas naquela organização e possibilidade de avanço na carreira.

Assim, um bom currículo para estágio deve transmitir confiança em seu potencial de desempenho das tarefas que lhe forem atribuídas e entendimento do valor desse tipo de experiência para a sua vida profissional.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:

Maria Paula Silva