Dupla diplomação em engenharia mecânica

Fonte: Agência Fapesp - 06/07/07

A primeira tese de doutorado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em regime de co-tulela, ou dupla diplomação, com uma instituição estrangeira, a Universidade de Franche-Comté (UFC), na França, foi defendida no dia 28 de junho, no campus Santa Mônica, em Minas Gerais.

O trabalho Modelagem e otimização robusta de sistemas mecânicos em presença de amortecimento viscoelástico, de autoria do aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFU, Antônio Marcos Gonçalves de Lima, foi simultaneamente aprovada por representantes das duas instituições.

O trabalho teve co-orientação dos professores Domingos Rade, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) da UFU, e Noureddine Bouhaddi, do Laboratório de Mecânica Aplicada Raymond Chaléat (Lmarc) da UFC.

“Essa defesa de tese é o coroamento de um acordo de cooperação que há 30 anos tem permitido que docentes da UFU tenham oportunidade de fazer pós-graduação em universidades européias”, disse Rade, à Agência FAPESP. “Demos um passo importante para a internacionalização da pós-graduação brasileira e também para o aumento da visibilidade no exterior dos estudos realizados no país.”

O trabalho de doutorado foi desenvolvido em laboratórios das duas universidades, no âmbito do Projeto de Cooperação Internacional Capes-Cofecub, que envolve a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil.

A redução dos níveis de vibração e ruído em máquinas e veículos é o assunto abordado na pesquisa. Gonçalves de Lima propôs novas técnicas para a absorção de vibrações utilizando material viscoelástico, um tipo de borracha que pode ser aplicado em estruturas mecânicas na indústria automobilística e aeroespacial.

“O resultado são novos procedimentos para a modelagem de materiais viscoelásticos, de modo a obter melhor uso desse material para aumentar a eficiência e diminuir custos. O trabalho propõe uma série de novas metodologias de projeto de engenharia, com base em ferramentas computacionais”, explicou Rade.

Gonçalves de Lima recebeu a dupla titulação de doutor em engenharia mecânica pela UFU e também doutor em ciências para engenharia e microtécnicas pela UFC.

Participaram da banca examinadora professores da Politécnica de Milão, na Itália, do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Rouen, na França, da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade de São Paulo.



Comentários