Empresas investem R$ 15 milhões em centro tecnológico espacial

Previsão de investimento é para os próximos cinco anos.

Polo aeroespacial, São José dos Campos (SP) ganhou neste mês um Centro Tecnológico Espacial e de Defesa formado por duas empresas – a franco-italiana Thales Alenia Space e brasileira Omnisys. Instaladas no Parque Tecnológico, elas vão se dedicar à produção de radares e satélites de rastreamento. O investimento previsto é de R$ 15 milhões em cinco anos.

Inicialmente, o centro vai contar com cerca de 15 especialistas, que vão atuar em uma área de 180 metros quadrados.

Apesar da recente instalação do centro tecnológico, o vice-presidente da Thales Alenia Space no Brasil, Joël Chenet, tem uma expectativa em relação ao futuro da iniciativa. “Há projetos futuros, como o centro de análise de dados associado ao programa europeu Copernicus, que é um programa de observação da Terra, para gerenciamento ambiental com um foco especial na região da Amazônia”, afirmou Chenet.

O empreendimento, segundo ele, faz parte da estratégia da empresa em investir no Brasil e, a instalação no Vale do Paraíba é oportuna para relações com empresas e instituições da região.

“O Centro Tecnológico em São José dos Campos favorece a aproximação da Thales Alenia Space com parceiros como Embraer, Visiona, e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Além disso, o Centro pretende apoiar universidades”, disse.




Comentários