Brasil e México renovam acordo automotivo até 2020

Acordo prevê que cada país importe até US$ 1,56 bilhão nos próximos doze meses sem imposto de importação.

Os governos do Brasil e do México assinaram novo acordo comercial automotivo na segunda-feira (9), em solenidade no Itamaraty, no Rio de Janeiro, RJ. O evento contou com as presenças do Embaixador Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores, Ministro Armando Monteiro, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ildefonso Guajardo Villareal, Secretário de Economia do México, Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, além de outras autoridades e representantes.

O acordo é válido por quatro anos e prevê que cada país importe até US$ 1,56 bilhão nos próximos doze meses sem imposto de importação, sendo que este montante subirá 3% ao ano a partir de 2016. Para a divisão das cotas por empresa, ficou acordado que cada um dos países definirá 70% de sua cota de exportação e os 30% restantes serão de responsabilidade do país importador.

Para o presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, a celebração do novo acordo fortalece as relações comerciais brasileiras:

"Este novo acordo é fundamental para os objetivos de fortalecer as relações comerciais externas brasileiras. Parabenizamos ainda a postura do governo brasileiro durante as negociações, sempre aberto ao diálogo e com o objetivo claro de buscar as melhores soluções para a conclusão do acordo".