ArcelorMittal diz que será afetada por preço baixo do minério em 2015

A empresa afirma que o lucro principal de seu negócio de mineração caiu em mais da metade no quarto trimestre.

A ArcelorMittal, maior produtora de aço do mundo, avaliou nesta sexta-feira (13) que seu lucro cairá em 2015, já que os preços do minério de ferro corroem os resultados com mineração e o avanço do mercado de aço esfriou em relação ao ano passado.

O desempenho do grupo, importante indicador da saúde da economia global, disse que o consumo mundial de aço crescerá entre 1,5 e 2 por cento em 2015, desacelerando ante a expansão de cerca de 2,5 por cento no ano passado.

A empresa produz cerca de 6 por cento de todo o aço do mundo.

A ArcelorMittal está especialmente pessimista a respeito dos Estados Unidos, seu segundo maior mercado, onde vê a demanda por aço recuando em até 1 por cento.

A ArcelorMittal disse que o lucro principal de seu negócio de mineração caiu em mais da metade no quarto trimestre, para 232 milhões de dólares, ante 582 milhões no mesmo período do ano passado.

Após caírem 47 por cento no ano passado, os preços do minério perderam mais 13 por cento até o momento em 2015 em meio à abundância da commodity no mercado, com grandes mineradoras de baixos custos elevando a produção para vender mais para a China.

A ArcelorMittal disse que um terço dos preços mais baixos será compensando pela redução de custos e maiores volumes.

No entanto, acrescentou que não atingirá sua meta de 84 milhões de toneladas anuais de minério de ferro na Libéria neste ano devido ao surto de Ebola.