Fiat financia R$ 650 milhões para investimentos em MG

Projeto prevê desenvolvimento de novos motores e veículos.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 649,9 milhões para investimentos da Fiat Automóveis em Betim (MG), destinados ao desenvolvimento de novos motores e veículos, reestilização do automóvel Bravo e adequação de linhas de produção.

Os investimentos em atividades de engenharia visam à incorporação de novas tecnologias para melhorar veículos e motores, com maior potência, eficiência energética e redução de consumo de combustível. O projeto prevê ainda aumento de índices de nacionalização de motores.

O empreendimento vai fortalecer as atividades de engenharia de produtos e de manufatura da Fiat, contribuindo para uma maior independência em relação à matriz italiana no desenvolvimento de novos projetos.

O financiamento aprovado pelo BNDES inclui ainda investimentos em obras civis, montagens, instalações associadas à adequação das linhas de montagem e à ampliação da capacidade de produção da indústria. Essas obras abrangem também a construção de galpões e de pátios para armazenamento de embalagens, instalação de novas máquinas, equipamentos e ferramentais.

Além da certificação ISO de seu sistema de gestão de energia, a Fiat vem realizando um conjunto de investimentos para redução de impactos ambientais de suas atividades produtivas: elevação para 99% do índice de circulação de água utilizada na fábrica em Betim; redução de consumo de energia, por meio da utilização de iluminação e ventilação natural; diminuição de resíduos do processo de produção; e aumento do índice de reciclagem.

A conclusão dos investimentos está prevista para dezembro de 2016.


Tópicos: