Dassault Systèmes lança duas soluções industriais para Recursos Naturais

“Lean Mine Construction” e “Perfect Mine and Plant” melhoram o desempenho global das empresas, aumentam a produtividade operacional e ajudam a controlar os custos das mineradoras.

A Dassault Systèmes, empresa 3DExperience, líder mundial de software design 3D, Mock Up Digital 3D e soluções Product Lifecycle Management (PLM), anuncia, em seu evento anual 3DExperience Forum NAM, duas soluções de experiências industriais para mineração, “Lean Mine Construction” e “Perfect Mine and Plant”. Baseadas na plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes, essas soluções industriais promovem mudanças transformacionais na mineração ao ajudar as empresas a desenvolverem e operarem nas minas de maneira mais eficiente e com agilidade, sem precedentes na tomada de decisão.

A indústria de mineração tem enfrentado grandes desafios nos negócios há mais de uma década. Recuperações econômicas fracas e uma demanda dinâmica para commodities de mineração têm causado um impacto negativo na produtividade, ao passo que os custos só aumentaram. As operações também sofreram uma interação ineficiente entre o planejamento central, engenharia, produção das plantas e equipes de geologia. O resultado é uma pressão sobre as margens de lucro, fazendo com que muitas operações de mineração não sejam lucrativas ou sejam forçadas a fechar.

As novas soluções industriais da Dassault Systèmes trazem mais agilidade ao planejamento dos negócios, no design e na produção para ativar mudanças necessárias. Com “Lean Mine Construction”, as aplicações e o conhecimento necessários estão todos disponíveis em uma única plataforma para garantir que os sites das minas sejam concluídos a tempo e dentro do orçamento. “Lean Mine Construction” une as empresas de mineração com seus empreiteiros e parceiros, em um ambiente de colaboração imersivo para infraestrutura do site, projeto da planta de processamento e planejamento do projeto, abastecimento e gerenciamento da construção. Os sites de mineração podem entregar uma ótima produção e eficiente a partir do momento em que forem encomendados.


Continua depois da publicidade


Com “Perfect Mine and Plant”, todos os níveis de uma organização de mineração colaboram para tornar a empresa mais ágil em resposta à variação do desempenho operacional às oportunidades de negócio que surgirem e às condições dinâmicas do mercado. Os executivos, planejadores e gerentes de mina usam dados vindos de toda a cadeia de valor da mineração, juntamente com aplicações para a tomada de decisão, para otimizar planos de longo prazo, alinhar os objetivos financeiros e garantir que todos os níveis da empresa estejam sincronizados, com o objetivo de obter um maior controle estratégico.

“Produzir as matérias primas essenciais para o desenvolvimento econômico na vida moderna torna-se cada vez mais complexo. O sucesso da indústria de mineração vem de duas fontes de vantagens competitivas – maior produtividade por meio de um modelo operacional estável promovida pela tecnologia e pela implementação de tecnologias disruptivas que possam mudar o jogo. As empresas precisam que ambas tenham sucesso”, diz Tony O’Neill, Diretor de Técnica e Sustentabilidade da Anglo American. “Ao usar a modelagem de conceitos em 3D e oferecer a capacidade de testar ideias de forma rápida e dinâmica de uma forma mais ampla, a plataforma 3DExperience, da Dassault Systèmes, tem um papel chave na resolução de alguns desafios de desempenho dos negócios na indústria de mineração”.

“A indústria de mineração está no ponto de virada em sua história, pois as empresas querem ter lucros maiores e, ao mesmo tempo, serem mais sustentáveis”, diz Monica Menghini, Vice-presidente Executiva de Estratégia Corporativa, Indústria e Marketing da Dassault Systèmes. “Nossa plataforma 3DExperiencee suas soluções de experiências industriais trazem um novo nível de inovação para a mineração que vai ajudar a entregar as mudanças de fases tecnológicas que as empresas precisam para atingir seus objetivos”.

Principais capacidades e objetivos

“Lean Mine Construction”:

- Garante melhor produtividade operacional na mineração por meio da simulação 4D e modelagem para identificar o layout correto da infraestrutura do site e a capacidade da planta de processamento, antes que a construção seja iniciada;

- Diminui custos e reduz erros ao permitir o design de uma infraestrutura modular da infraestrutura e dos componentes da planta, que podem ser testados e montados em um mundo virtual antes que a fabricação seja aprovada;

- Suporta ajustes rápidos para projetos de engenharia quando as exigências mudam, e facilita a entrega “just-in-time” dos componentes no site, além de reduzir ainda mais os custos por meio da integração da engenharia de produtos, programação de projeto e abastecimento.

“Perfect Mine and Plant”:

- Reduz a variabilidade por meio de uma programação otimizada e controle operacional;

- Cumpre a promessa do Big Data de melhorar a produtividade, a eficiência e o controle de custos das empresas de mineração;

- Fornece os dados necessários para que a gerência/diretoria atinja a saída de produção prevista e suas metas;

- Rompe os silos (grandes depósitos) entre as funções de mineração e processamento, e oferece as capacidades de simulação e validação necessárias para permitir a exploração e comprovação de novas ideias antes que sejam implementadas.