Foton poderá fazer pesados e picapes no País

VP da Beiqi assina adicional para produção local de mais veículos.

A Foton avaliará a possibilidade de fabricar no Brasil caminhões pesados, picapes e até veículos de passageiros a partir de um adicional acrescentado ao protocolo de intenções que a empresa tem como o governo do Rio Grande do Sul, onde construirá sua fábrica para a montagem de caminhões médios a partir de 2016. O aditivo foi assinado pelo vice-presidente da Beiqi Motors, Wang Xiangyin, durante reunião com o governador do Estado, Tarso Genro, na presença de Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Caminhões, empresa representante da marca no Brasil.

“É a primeira vez que os chineses falam sobre esta intenção com a gente. Vamos conversar agora sobre esta linha e a lógica é fazer tudo aqui”, afirma Mendonça de Barros, em nota distribuída à imprensa. 

O VP da Beiqi, gigante chinesa e dona da marca Foton, aproveitou a passagem pelo País entre os dias 24 e 25 para visitar o local da futura planta industrial em Guaíba e debater os planos da empresa no Brasil para 2015. Também participaram os executivos da Foton Internacional: o vice-presidente Qian Zijun, o diretor geral da divisão de LDT, Cheng Wanzhi, e Liu Shengchao, country manager Brasil, que ficarão no País por mais duas semanas junto com outros membros da comitiva chinesa. 

De acordo com Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões, os executivos da Beiqi Foton declararam plena satisfação com a evolução da empresa no Brasil: “Além de visitarem as obras da fábrica em Guaíba, conheceram o centro de preparação e distribuição de produtos e duas concessionárias da marca, no Rio Grande do Sul. Eles estão reconhecendo a capacidade brasileira em atender as exigências de qualidade da marca e de levar adiante o projeto de estabelecimento da Foton no Brasil e por isso já decidiram que, pela primeira vez, a conferência internacional da Foton será realizada aqui, no fim de 2015”, revelou. 

Com investimento de R$ 250 milhões confirmados em abril deste ano, a Foton iniciou as obras de sua fábrica brasileira, cuja capacidade é planejada para 20 mil caminhões por ano.