Estudantes criam parede que pretende aposentar o ventilador e até o ar-condicionado

Projeto está em fase de desenvolvimento e se baseia na tecnologia dos hidrogéis.

Trata-se da cerâmica de hidrogênio, um novo material que interage com a temperatura atmosférica. Assim, o produto promete resfriar o ambiente em dias de calor ao passo que isola o espaço no inverno.

Chamado de hidrocerâmica, a novo material de construção é formado, na verdade, por bolhas de hidrogel que interagem com o meio ambiente. O hidrogel é um insumo tecnológico com capacidade de absorver até 400 vezes sua massa em água. 

Segundo matéria publicada no site de inovações Springwise, o novo material de construção pode ser 'carregado' por água e, em dias de calor, evaporar o líquido refrescante para dentro do ambiente, numa estratagema conhecida pelo corpo humano pelo nome de suor, que refrigera o organismo. 

Em sentido oposto, quando chove e a temperatura torna-se mais amena, as bolhas de hidrogênio são carregadas novamente de água e isolam a construção. 

A ideia toda ainda está mais para o conceito do que para produto em si. Mesmo assim, será que um dia a proposta poderá ser encontrada na loja de materiais de construção da esquina de casa?