Ibayo CLK inaugura fábrica de ar-condicionado para trens e metrôs

Foram investidos R$ 5 milhões no projeto, gerando 25 empregos diretos.

Nessa segunda-feira (10), aconteceu a solenidade de inauguração da Ibayo CLK, em Araraquara (SP). A empresa, que produz aparelhos de ar-condicionado para trens e metrôs, objetiva atender os contratos com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de Salvador (BA).  

Foram investidos cerca de R$ 5 milhões na construção do projeto, que gerou 25 empregos diretos. A capacidade inicial de produção da fábrica será de é de 1.000 aparelhos por ano, com previsão de chegar a 2.000 no final de 2015.

“Trata-se de uma manhã histórica para a cidade e para a região”, disse o prefeito da cidade, Marcelo Barbieri, ao destacar a importância da inauguração da Ibayo CLK com a perspectiva de atender o mercado interno e vários países da América Latina.  

A Ibayo Equipamentos Ferroviários Ltda, localizada no V Distrito Industrial, é resultado de uma associação entre os grupos Unicoba (Brasil) e CLK (Coreia do Sul). Segundo Barbieri, foi a união entre várias companhias parceiras que culminou na instalação da empresa na cidade. Ele também agradeceu o apoio da Câmara Municipal e do governador Geraldo Alckmin no projeto.

O prefeito ainda destacou o trabalho e a determinação do presidente do Conselho do Grupo Unicoba e da Ibayo CLK, Young Moo Park. “Ele tem uma visão empreendedora e social e uma vontade de transformar Araraquara em um polo ferroviário”, afirmou.

Segundo ele, a cidade vai receber um dos maiores pátios de manobras ferroviários do País no município. “Esse e outros fatores, somados à localização geográfica de Araraquara, contribuem para que a cidade torne-se um polo para o setor”, completou.    

O presidente da CLK Koreia Corporation e da Autech Group, Sung Hee Kang, também ressaltou a relevância da produção dos aparelhos de ar-condicionado na cidade. “Estes produtos significam mais conforto para milhões de usuários de trens e metrôs em todo o Brasil”, resumiu Sung.


Continua depois da publicidade


Para o sócio-diretor da Ibayo CLK, Nasser Felício Gorayb, o apoio da Prefeitura foi fundamental para a inauguração em tempo recorde na cidade. A fábrica foi construída em seis meses, numa área de 4.500 metros quadrados doada pelo município em abril deste ano.  

Mauricio Dias, diretor da Metal Leve, empresa parceira na produção em Araraquara, acrescentou que a vocação ferroviária do município foi um fator decisivo para a instalação da Ibayo CLK.  

Também o presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Vicente Abate, disse haver grandes perspectivas de o Brasil voltar a investir maciçamente no setor nos próximos anos, o que só reforça a importância da instalação da empresa na cidade.  

Imagem: Divulgação/ Sergio Pierri

Histórico  

A CLK (Carrier Ltd. Korea) é a única empresa no mundo a desenvolver e produzir sistemas de ar-condicionado para trens de passageiros com tecnologia Carrier. Trata-se de uma joint venture entre as empresas Global Carrier, americana com mais de 100 anos de atuação no mercado, e Autech.  

Já a Unicoba é uma empresa nacional, fundada em 1973, com atuação nos setores de energia, eletrônica, informática e serviços Unindo a tecnologia da CLK com a expertise da Unicoba no Brasil, nasceu a Ibayo-CLK, agora estabelecida em Araraquara.  

Atualmente os equipamentos de ar-condicionado para tens, ônibus (principalmente urbanos) e caminhões são importados. A meta da Ibayo CLK é atingir elevados níveis de nacionalização de componentes, desenvolver profissionais e fomentar a indústria ferroviária nacional.