Produção de motos cai 16,3% em outubro, aponta Abraciclo

Balanço divulgado nesta segunda-feira (10) pela Abraciclo, a entidade que representa a indústria nacional de motocicletas, mostra que a produção do setor caiu 16,3% em outubro, comparativamente a igual período de 2013. Na mesma base de comparação, as vendas de motos no atacado — das montadoras para as concessionárias — recuaram 17,5%.

No total, foram montadas 144,6 mil motocicletas em outubro, enquanto as entregas às concessionárias somaram 129,2 mil unidades. Na comparação com setembro, um mês com um dia útil a menos, a produção avançou 13,1% e as vendas no atacado cresceram 10,7%.

Apesar disso, o ritmo de vendas nas concessionárias, de 5,2 mil motos por dia útil, ficou abaixo da s 5,5 mil unidades previstas pela Abraciclo para o período.

Com isso, a queda da produção de motos no acumulado do ano chegou a 9%. Já as entregas às concessionárias cederam 11,5% nos dez primeiros meses de 2014.

As exportações também voltaram a cair no mês passado, apresentando queda de 21,7% ante setembro. Em relação a outubro de 2013, as vendas ao exterior do mês passado, de 7,1 mil unidades, tiveram recuo de 34,6%. No acumulado do ano, as exportações mostram baixa de 9,9%, somando 78,6 mil unidades embarcadas. 

Em nota, o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, diz esperar uma melhora das vendas no último bimestre, apostando numa reação do mercado com as condições especiais de crédito anunciadas recentemente pela Caixa Econômica Federal para a aquisição de veículos. A expectativa da entidade é que a média diária de vendas suba para 5,7 mil mo tos em novembro e 6,4 mil unidades em dezembro.


Tópicos: