Produção industrial cresce em oito locais apesar de queda nacional

A produção industrial cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto para setembro deste ano, apesar da queda da produção nacional de 0,2% no período. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada hoje (7), a maior alta foi observada no Rio Grande do Sul (3,5%).

Outros estados que tiveram avanço na produção na passagem de agosto para setembro foram Santa Catarina (2,9%), Minas Gerais (1,8%), Goiás (1,2%), Pará (0,8%), Amazonas (0,5%), Bahia (0,3%) e Espírito Santo (0,1%).

Por outro lado, seis estados tiveram recuo, com destaque para o Rio de Janeiro (-5,6%), estado que já tinha apresentado redução da produtividade em agosto. Também tiveram redução Pernambuco (-2,2%), São Paulo (-0,7%), Paraná (-0,5%), Ceará (-0,4%) e Região Nordeste (-0,2%).

Nos demais tipos de comparação – mês ante o mesmo período do ano anterior, acumulados do ano e do período de 12 meses – o IBGE também calcula o desempenho do estado de Mato Grosso. Na comparação de setembro deste ano com o mesmo período de 2013, oito estados tiveram alta (com destaque para os 17,3% do Espírito Santo) e sete tiveram queda (com destaque para os -7,8% do Rio de Janeiro).

No acumulado do ano, dez estados tiveram queda e cinco aumento da produção. O destaque positivo foi o Pará, com alta de 9,6%. Já o pior desempenho foi registrado nos estados de São Paulo e Paraná, ambos com queda de 5,8%.

No acumulado de 12 meses, oito estados tiveram queda e sete, alta. O maior avanço foi no Pará (8,3%) e o maior recuo, em São Paulo (-4,7%).