Siemens lança sistema de gerenciamento de motores Simocode pro S

A Siemens expande o seu consagrado sistema de gerenciamento de motores Simocode com uma nova série de dispositivos, que está previsto para chegar ao Brasil em outubro deste ano. O lançamento Simocode pro S oferece funções de proteção, controle e monitoramento em um dispositivo básico e um módulo multifunção opcional. Com largura bastante reduzida, 22,5 milímetros, o sistema é capaz de controlar partidas direta e reversora, além de funções de proteção contra sobrecarga e termistor. A nova tecnologia monitora também os limites de corrente, dados operacionais e paralisações da planta.

O equipamento se comunica de forma fácil e direta com sistemas de automação via rede Profibus. O módulo multifunção correspondente, com design igualmente compacto, de 22,5 milímetros, acrescenta ao dispositivo básico quatro entradas digitais para 24 V ou 110-240 V, bem como duas saídas a relés. A tecnologia também oferece funções adicionais de controle, como partida estrela-triângulo, soft starter e disjuntores. Além disso, o sistema possibilita a supervisão de fuga à terra externa em conjunto com o novo toroidal 3UL23 e entrada para conexão de um sensor de temperatura.

O lançamento da Siemens foi concebido para a operação de motores de baixa tensão com velocidade constante emotores oferece ao usuário informações mais detalhadas do estado do motor e do processo que envolve os dispositivos convencionais de monitoramento e proteção. O Simocode pro S reduz também as chances de paralisações de plantas, possibilitando um planejamento antecipado dos trabalhos de manutenção, além de permitir que falhas sejam evitadas e que erros sejam detectados com maior rapidez. A nova série de dispositivos é projetada para fabricantes de máquinas e plantas nos mais variados setores de processos, como tratamento e abastecimento de água, cimento e mineração.


Continua depois da publicidade


Com o Simocode ES V12, a Siemens oferece pela primeira vez uma aplicação dentro do TIA Portal para a engenharia de seu sistema de gerenciamento de motores. O novo software permite uma configuração fácil e intuitiva, além de parametrização gráfica dos dispositivos pelo método de arrastar e soltar, com base em Continuous Function Chart (CFC). O aplicativo disponibiliza ainda uma documentação clara sobre todos os parâmetros definidos, no qual os usuários podem criar modelos para a parametrização dos dispositivos e armazená-los em uma biblioteca para reutilização rápida. A representação gráfica indica de maneira mais simplificada todos os status dos sinais e dados de monitoramento durante a operação.