Solução de E-Procurement para o Gerenciamento de Ferramentas no setor Metal-Mecânico

Autores: Pablo A. de Castro, Desenvolvimento de Negócios / Tool Management da Sandvik,
    Adriano Boaron e Pierre A. Nóbrega, Depto. de Engenharia Mecânica, UFSC


Atualmente, o comportamento cada vez mais dinâmico que o setor metal-mecânico nacional vem apresentando, faz com que haja a necessidade do surgimento de uma ferramenta versátil capaz de possibilitar a efetivação rápida e eficiente de transações entre cliente/fornecedor e que ao mesmo tempo contribua para o surgimento de novas parcerias. Dessa forma, tornam-se intensos os projetos de e-procurement (solução de comércio eletrônico utilizada para a realização de compra e venda de produtos e serviços entre parceiros comerciais) que começam a ser disseminados em empresas de todo o país para satisfazer essas exigências. Dessa forma, o e-procurement está sendo tratado na verdade como o primeiro passo concreto dessas companhias em direção ao ideal das comunidades virtuais globais.

Considerado pelos especialistas como um caminho para o marketplace, (ambiente que reúne fornecedores e compradores interessados nos mais diversos produtos e serviços) o e-procurement tem provado eficiência, ganhado credibilidade e criado uma lista de seguidores. É neste contexto extremamente propício para implementação que o BTOOLB, solução e-procurement destinado às empresas do setor metal-mecânico, vem sendo desenvolvido.

Na primeira fase, este projeto tem como objetivo contemplar a integração entre um dos sistemas de gerenciamento de ferramentas disponível no mercado, AutoTAS, com o ambiente B2B do CIMM (Centro de Informação Metal-Mecânica) (e-CIMM). Nas próximas etapas, esta integração se estenderá a outros sistemas de gerenciamento de ferramentas. A implementação do projeto foi realizada através da parceria entre as empresas MOL (Desenvolvimento), Adept Systems (Projeto) e Tool Services (Usuário).

A implantação piloto ocorreu na primeira semana de junho de 2004 na unidade de negócios Visteon (Guarulhos, SP) da empresa Tool Services. Dentre os principais objetivos inerentes ao BTOOLB, detacam-se os seguintes:
- Importação para o ambiente BTOOLB das “Ordens de Necessidade” (listas de compras geradas através do sistema de gerenciamento AutoTAS) utilizando arquivos com extensão csv;
- Permissão para a realização de cotações com múltiplos fornecedores;
- Permissão para o cancelamento de cotações;
- Permissão para a realização de pedidos (Compra); permissão para o cancelamento de pedidos (Compras);
- Permissão para individualização de cotações/pedidos das unidades de negócio;
- Permissão para que haja negociação entre as partes através de um canal direto de comunicação entre
comprador/fornecedor(internet) em tempo real;
- Disponibilização do status da negociação (desde a cotação até o recebimento do pedido);
bem como,
- Obtenção de relatórios personalizados para os ambientes de comprador, administrador e fornecedor.

As soluções de comércio eletrônico têm demonstrado as seguintes vantagens:
- Redução de papel e de custos no processo de compras em até 80%;
- Minimização de erros, reduzindo em 95% o tempo de digitação;
- Disponibilização de relatórios indicadores.

Dessa forma pode-se observar a importante aplicação prática que esse ambiente virtual destinado ao comércio no meio metal-mecânico vem demonstrando atualmente, contribuindo de forma significativa para redução de custos e de tempo nas transações entre cliente e fornecedor, bem como, para um melhor aproveitamento do capital intelectual das empresas envolvidas.