Universidade sueca lança desafio de inovação a estudantes de engenharia do Brasil

Dois primeiros colocados receberam uma viagem para a Suécia

A Universidade Tecnológica Chalmers, localizada na cidade de Gotemburgo, na Suécia, lançou um desafio de inovação voltado para estudantes brasileiros de engenharia. O prêmio (para os dois primeiros colocados) será uma viagem com todas as despesas pagas para a Suécia em 2015.

Para concorrer é necessário que o estudante tenha completado pelo menos três anos do curso ou que ele seja recém-formado.

Além disso, é preciso correr, pois o prazo para inscrições acaba na próxima quarta-feira (14).

A universidade realiza desafios em vários países e com diversas premiações, incluindo bolsas de estudo. Jörgen Sjöberg, assessor sênior da presidência da Chalmers, disse ao R7 que o Brasil está na lista dos países com os quais a universidade quer trabalhar em conjunto.

"O Brasil é um país que está querendo crescer e nós temos interesse no trabalho voltado para educação e pesquisa. Queremos atrair mais estudantes brasileiros e para isso fazemos o desafio, realizamos feiras em capitais brasileiras e palestras em várias universidades do país", disse.

O desafio tem diversas etapas. Primeiro, o estudante passa por uma série de testes de múltipla escolha para avaliar seus conhecimentos sobre inovação e sustentabilidade com foco na Suécia, além de raciocínio lógico.

A etapa seguinte consiste na elaboração de uma redação e, logo em seguida, os alunos precisam escrever uma carta de motivação e apresentar registros acadêmicos.

Os vencedores serão anunciados no dia 11 de novembro, durante a Reunião Anual do CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro), em São Paulo.

Confira as datas de cada etapa em detalhes:

14 de outubro – acaba o prazo para inscrições.

17 de outubro – 10 participantes serão anunciados e passam para a próxima etapa (entrevistas por Skype podem ser realizadas nesta etapa).


Continua depois da publicidade


23 de outubro – 6 finalistas são anunciados e convidados para a cerimônia de premiação em São Paulo.

11 de novembro – Cerimônia de premiação.

* A jornalista do R7 viajou a convite do governo sueco