Grampo Pneumático da Metal Work garante economia e fácil aplicação

O Grampo Pneumático Ø 63mm e Ø40 mm, com ângulo de abertura regulável, é fabricado pela Metal Work, empresa líder na produção e comercialização de equipamentos pneumáticos para automação industrial. Este equipamento é utilizado, principalmente, na indústria automobilística e em seus parceiros. Nessas indústrias, ele é aplicado, por exemplo, em células de solda a ponto. A sua função é fixar o componente a ser soldado para que se tenha uma precisão e uma melhor qualidade na solda a ser efetuada.

A série do Grampo Pneumático é prática, econômica e de fácil aplicação. O grampo é dividido basicamente em duas partes: mecânica e pneumática. Para a manutenção do atuador pneumático, basta desmontar os dois parafusos transversais, que prendem o atuador à parte mecânica, para fazer a troca das guarnições do embolo e dos cabeçotes, sendo que a haste do cilindro permanece fixa à parte mecânica do grampo.

O grampo pneumático possui como diferenciais: guia de deslizamento reforçada com tratamento superficial que lhe garante menor atrito e vida útil elevada; apresenta sistema de regulagem do ângulo integrado ao cilindro, não sendo necessário o reset eletrônico do sensor.

O sensor indutivo apresenta conector M12 x 1 com 4 pinos, articulação do conector de 0º a 90º, LED vermelho indica posição 0º, LED amarelo indica posição de abertura do grampo, que com a regulagem pode variar de 25º a 135º.

O cilindro é composto por cabeçotes em alumínio, camisa em alumínio anodizado, embolo em alumínio, haste em SAE 1045 cromado e retificado, vedação em NBR e bucha guia de aço com revestimento de bronze e PTFE.

A parte mecânica do grampo é composta da seguinte forma: as carcaças são fabricadas em alumínio com tratamento superficial de níquel alto fósforo, os componentes internos são compostos de aço com o mesmo tratamento superficial, que lhe proporciona uma boa resistência ao desgaste, sendo a bucha de deslizamento em bronze. Os braços, que formam o grampo completo, são compostos de aço com tratamento superficial de oxidação. Pressão mínima de trabalho 6 bar e pressão máxima de trabalho 8 bar.