Titech finder: alta tecnologia para a máxima recuperação de metais

A escassez e o preço elevado das matérias-primas fazem com que o setor da reciclagem de metais não ferrosos esteja em ascensão. Os sistemas modernos de separação, como os da Tomra Sorting Recycling, conseguem recuperações de até 95% de metais de diferentes fluxos e com um elevado grau de pureza. Entre eles: aço inoxidável, cobre, bronze, latão, alumínio, zinco, placas de circuitos impressos e cabos elétricos. Com esta nova geração do Titech finder melhora ainda mais a pureza do produto obtido, aumentando a rentabilidade do processo e reduz os custos de funcionamento.

A inovadora calibração adaptativa disponível a partir de agora, nos novos Titech finder, permite anular o sinal de pequenos fragmentos metálicos embebidos na banda da cinta aceleradora, evitando que as válvulas se ativem na sua passagem e, assim, conseguindo uma maior pureza do produto selecionado.

O Titech finder dispõe de um sensor eletromagnético altamente sensível (EM) que reconhece os materiais com base na sua condutividade eletromagnética; opcionalmente também se pode combinar com o sensor espectrométrico NIR (infravermelhos próximos) que reconhece os materiais com base nas suas propriedades espectrais únicas.

O novo Titech finder é dotado com a tecnologia Deep Data, que permite a coleta e tratamento de dados de múltiplos objetos de metal de forma constante e da tecnologia Suppixx® para processamento de imagens com alta precisão.

Com ambas tecnologias combinadas consegue-se a identificação das mais pequenas diferenças entre as distintas frações de metal, dependendo da sua forma, tamanho e intensidade, o que permite separá-las com um elevado grau de pureza.

As suas aplicações incluem a recuperação de uma fração limpa de cabos elétricos, uma fração limpa de aço inoxidável e a recuperação de todos os metais não ferrosos. Se combinarmos tudo isso com o sensor NIR, também podemos recuperar todos os plásticos visíveis e a sua separação de diferentes polímeros como PP, PS, PE, ABS.

Nova tecnologia de reciclagem de metais não ferrosos para o mercado brasileiro.
Imagem: Divulgação