Acadêmico desenvolve projeto inovador para setor automobilístico

O estudante Darcy de Gusmão Oliveira, do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Anhanguera de Taubaté (unidade 2), desenvolveu um projeto como conclusão de curso que traz uma inovação para o setor automobilístico, na área de discos de freio. O aparelho, denominado ‘Robodisc’, demonstra eficiência quando comparado aos métodos convencionais, assegurando em todas as etapas as vantagens de uma usinagem com qualidade, segurança e muito mais ágil por não depender da desmontagem completa dos discos de freio para o processo.

O Robodisc é um equipamento compacto e versátil, cuja principal característica é a retífica dos discos de freio de veículos diretamente no cubo da roda, sem a retirada dos mesmos do veículo. Utiliza o método de usinagem por corte intermitente, o que elimina ranhura única e espiral, que é responsável por ruídos na frenagem.

Este processo, aliado à estrutura compacta do pequeno Robodisc, resulta em uma usinagem estável e sem vibrações. O equipamento foi patenteado para assegurar todos os direitos de fabricação, importação e exportação.

O estudante Darcy de Gusmão Oliveira com o equipamento Robodisc.
Imagem: Divulgação

“Com a utilização do Robodisc, o trabalho de retífica de discos de freios automotivos se dá de maneira prática, eficiente e em menos tempo do que o convencional. E sem dúvida, com economia e garantia de bom desempenho no processo”, avalia Darcy Oliveira. “Isso facilita o trabalho dos prestadores de serviços de manutenção automotiva e seus clientes”, completa.

Segundo concluiu a pesquisa, os benefícios na retífica de disco de freio com o novo equipamento são inúmeros, se comparado aos métodos convencionais atualmente utilizados. Entre as vantagens estão: o tempo necessário para desmontar o disco da roda do veículo, o que com o Robodisc não é necessário, e o perfeito alinhamento das faces dos discos, pois com o aparelho se mantém a geometria utilizada do próprio veículo, o que em métodos convencionais fica completamente comprometida.


Continua depois da publicidade


“Além de tudo isso, é possível assegurar a satisfação total do cliente, que terá seu veículo à disposição em muito menos tempo - o que foi comprovado através de vários testes sucessivos - com mais segurança, qualidade e confiança”, afirma Darcy.

Segundo o estudante, a credibilidade de mercado está se tornando uma briga cada vez mais acirrada quando o assunto é prazo, preço e qualidade. O equipamento dispõe de facilidades e agilidades incontestáveis junto aos centros automotivos. Todos os ganhos obtidos com o equipamento Robodisc representam para estes estabelecimentos um marco da inovação na retífica de discos de freios.

O processo produtivo do projeto está em fase de implementação e deve gerar novos empregos. “Para chegar a um trabalho tão magnífico, a Anhanguera contribuiu enormemente para esse resultado e para minha formação profissional. Em sala de aula conheci novos conceitos e tecnologias, além de poder contar com o compartilhamento de conhecimentos dos professores, que têm vasta experiência no mercado, o que torna o curso muito respeitado e de muita credibilidade”, finaliza Darcy.