Fras-le desenvolve pastilha de freio inovadora

Durante a Automechanika, que foi encerrada na semana passada em Frankfurt, na Alemanha, a Fras-le, apresentou pela primeira vez uma inovadora pastilha de freios para veículos comerciais pesados, desenvolvida no centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa no Brasil, em Caxias do Sul (RS). Batizada Matrixx, segundo o fabricante, a pastilha é 25% mais leve do uma peça equivalente, dissipa melhor o calor e melhora a eficiência de frenagem, é mais resistente e apresenta reduzidos níveis de ruído e vibrações. 

“É a primeira vez que mostramos a Matrixx, que só será lançada no mercado de reposição no primeiro trimestre de 2015”, diz Rogério Luiz Ragazzon, diretor comercial da Fras-le, uma das poucas empresas brasileiras de autopeças brasileiras com presença internacional relevante. “Vamos fabricar a nova pastilha no Brasil e também na nossa unidade da China para abastecer a Europa”, conta o diretor. Ele avalia que os maiores clientes do produto serão os frotistas de ônibus, pois são os veículos comerciais que mais usam freios a disco.

A Fras-le, que pertence ao grupo Empresas Randon, desenvolveu um novo desenho para a pastilha: em vez de um bloco único de material de fricção, a Matrixx tem oito blocos triangulares, em formado de dois “X” assentados um ao lado do outro sobre uma base de metal. Com isso, o calor gerado da frenagem é melhor dissipado, garantindo maior eficiência aos freios. Também existe ganho na redução de peso de um conjunto (quatro pastilhas Matrixx pesam o equivalente a três normais), o que traz alguma economia de combustível. Segundo a Fras-le, o composto usado oferece maior resistência e durabilidade.




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