Trumpf estreia na Mercopar com máquina de marcação a laser

Líder mundial em máquinas para processamento de chapas metálicas e na tecnologia laser com aplicações industriais, a Trumpf participa pela primeira vez da Mercopar, que acontece de 30 de setembro a 3 de outubro, em Caxias do Sul. A companhia irá marcar a sua estreia com a TruMark 5010, considerada a menor máquina de marcação a laser do mundo.

A dobradeira TruBend 7036, capaz de dobrar uma peça pequena de 8 dobras em apenas 35 segundos, e a linha de ferramentas portáteis também estarão em demonstração. “A região Sul é o segundo maior mercado para o setor metalmecânico no Brasil e a feira já se tornou uma tradição para as empresas da região. É uma ótima oportunidade de estarmos mais próximos dos clientes locais e gerar novos negócios”, afirma João C. Visetti, diretor-presidente da Trumpf do Brasil.

Imagem: Divulgação

Compacta e pesando aproximadamente 10 kg, a TruMark 5010 (foto) acaba de chegar ao Brasil e começa agora a ser apresentada ao mercado. Versátil, a máquina pode ser utilizada para a marcação a laser em células solares, relógios, frascos de perfume, óculos de sol, marca-passos, telefones celulares, acessórios para banheiro e delicadas cascas de maçã, sem alterar as propriedades físicas dos produtos. Sua tecnologia é empregada atualmente também na marcação de componentes para utilizados na fabricação de automóveis e aeronaves que precisam ser rastreados. “Somos conhecidos no mundo inteiro pela excelência na fabricação de máquinas de corte a laser, puncionamento e dobra, mas somos inovadores também na marcação e nas máquinas portáteis”, ressalta Visetti.
 
Além da máquina de marcação, o visitante poderá conhecer a dobradeira TruBend 7036. A máquina inova ao oferecer uma perfeita combinação entre  ergonomia e produtividade. Ideal para dobrar peças pequenas, ela assegura maior velocidade ao trabalho graças à sua estrutura construtiva.  Na TruBend 7036, o chamado encosto da máquina é produzido com fibra de carbono leve e estável proporcionando alta velocidade de reposicionamento. “São novos padrões em dinâmica, resultando em uma operação mais precisa e produtiva”, afirma Visetti.  Além disso, o motor de torque elétrico que aciona o avental pode entregar força mesmo a baixa velocidade. Isso assegura movimentos dinâmicos do eixo e é energeticamente eficiente, uma vez que necessita de pouca eletricidade.
 
Ergonômica para maior eficiência


Continua depois da publicidade


Os avanços ergonômicos da TruBend 7036 representam ganhos de produtividade, porque asseguram condições mais favoráveis ao operador. A posição de trabalho pode ser ajustada da mesma forma que o banco do motorista de um carro de alto padrão. O assento ajustável permite que o operador trabalhe sentado; a altura e a inclinação do suporte para os pés podem ser ajustados por pedais e a altura dos braços também é regulável. A máquina permite ainda o ajuste do painel do comando para o ângulo correto, quer o operador esteja sentado ou em pé, enquanto a moderna tela touch screen coloca tudo ao alcance dos dedos do operador.
 
Para garantir mais perfeição à dobra, a TruBend 7036 é dotada de iluminação ILED, nas duas partes do avental (frente e atrás). Isso garante condições de iluminação ideais exatamente onde a dobra é feita, sem a desagradável radiação de calor. Um laser projeta a linha a ser dobrada na superfície da chapa, para que o operador possa ver, imediatamente, se a peça está posicionada corretamente.
 
Como as demais máquinas da série 7000, a TruBend 7036 é perfeita para peças pequenas, comuns na produção de equipamentos elétricos, na engenharia mecânica e na indústria de suprimentos. Um componente de 6 dobras, por exemplo, pode ser dobrado em apenas 22 segundos; um suporte de 5 dobras, em 20 segundos, uma cobertura de 10 dobras, em 55 segundos e a capa do transformador, de 8 dobras, fica pronta em 35 segundos.
 
Soluções para todas as necessidades

A Trumpf também irá levar para a feira uma gama de ferramentas portáteis para o corte e chanfro de chapas metálicas, entre elas três puncionadeiras elétricas manuais. São máquinas de qualidade consagrada mundialmente e que atendem as expectativas da maioria dos visitantes da feira. “A TRUMPF possui a máquina certa para cada aplicação, desde quem está se iniciando no ramo do processamento de metais a laser até quem precisa de soluções altamente complexas e totalmente automatizadas para operar 24 horas por dia sem necessidade de operador. Queremos que todos conheçam esta variedade e excelência e assim sejam capazes de fazer a melhor escolha na hora de comprar o seu equipamento”, afirma o diretor-presidente da TRUMF do Brasil.