Grupo Index traz novas tecnologias de usinagem a Mercopar 2014

O Grupo Index, fabricante de tornos CNC neste ano completa 100 anos de história. A linha de produtos Index Traub abrange a produção de tornos CNC horizontais e verticais, centros de torneamento-fresamento, centros de torneamento e retífica, tornos CNC multifusos e tornos CNC de cabeçote móvel (swiss type). Neste ano, a empresa participa, mais uma vez, da Feira de Subcontratação e Inovação Industrial - Mercopar 2014 -, em Caxias do Sul.

No stand P458, no Pavilhão 1, a empresa apresentará as seguintes máquinas:

IT600 Power

Imagem: Divulgação

O IT600 Power foi desenvolvido para usinagem com alto torque e potência, que era atendido até então pelos consagrados tornos Index GU800 e GFG250; podendo ser equipado com placa de fixação com diâmetros de até 315 mm, a rigidez deste modelo é ideal para a usinagem de eixos e flanges que exigem alta remoção de cavaco. 

O cabeçote superior, com 14 alojamentos de ferramentas, possui um “Eixo Y Inteligente” gerado pela combinação entre o eixo de indexação do revólver, o eixo C do fuso de trabalho e as ferramentas acionadas; podendo executar diferentes tipos de operações. 

O diâmetro de passagem de barras é de 65 mm para usinagem com 600 mm entre pontas e peças de placas com um diâmetro de torneamento de 380 mm e o diâmetro de volteio é de 620 mm. Para a usinagem dos eixos, a IT600 pode ser configurada com uma contraponta programável. 

O posicionamento servoacionado e a montagem sobre guias lineares permitem a usinagem de peças com comprimentos de até 600 mm. A posição e a força de encosto excepcionalmente alta de até 10.000 N (100%) são determinadas pelo programa CNC e reguladas através da corrente do motor. A IT600 pode ser adquirida pelo financiamento através do Finame. 


Continua depois da publicidade


Torno Index C100

Imagem: Divulgação

O torno CNC Index C100 tornou-se referência quando o assunto é tornos CNC para alta produção. Esta máquina definiu novos padrões em termos de produtividade, amortecimento, rigidez e ferramentas acionadas. O design dos dois eixos Y opostos proporcionou ao usuário uma enorme produtividade e reduziu os tempos de ciclo. Os 2 ou 3 cabeçotes revólver independentes para a usinagem no fuso principal e no contrafuso aumentam ainda mais a eficiência deste torno. O C100 possui passagem de 42 mm e o cliente pode escolher entre os comandos Siemens ou Fanuc. 

O Index C100 possui demandas desde peças pequenas, até de materiais de difícil corte, com alta precisão. A crescente complexidade das peças exige um grande número de ferramentas a serem utilizadas. Como solução, os três cabeçotes são equipados com 14 alojamentos de ferramentas cada, todas acionadas. Os tempos secundários baixos e os ciclos de tempo reduzidos são o resultado das taxas de avanço rápido de até 60 m/min no contrafuso e nos eixos Z com aceleração de 1g. 

As aplicações do Index C100 incluem as principais indústrias, como autopeças, acessórios, fluídos e tecnologia médica. Desde sua introdução no mercado, a C100 tem provado ser excepcional em termos de performance, como aceleração, dinâmica, avanços rápidos e potência de acionamento no fuso principal e contrafuso, sendo difícil encontrar uma máquina com desempenho como este.

Veja o vídeo abaixo com o torno em funcionamento:


Tópicos: