Evento da PTC foca nas tendências tecnológicas e seus impactos na manufatura

A oitava edição do PTC Technology Day contará também com a apresentação de palestras de clientes da PTC, como a Embraer, Petrobras e GE.


Continua depois da publicidade


Internet das Coisas (IoT), smart connected products, gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), gerenciamento dos serviços (SLM) e de aplicativos e software embarcado (ALM), e exemplos práticos dos benefícios obtidos com o uso correto da tecnologia são alguns dos assuntos que estarão em pauta no 8º PTC Technology Day, o maior e principal evento que a PTC, fornecedora de soluções para indústrias, realizará no dia 9 de setembro, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo. Repetindo o formato das edições anteriores, o período da manhã será dedicado às palestras plenárias ministradas por Hélio Samora, anfitrião do evento e diretor da PTC para a América Latina, e por executivos e especialistas da PTC/EUA, que virão especialmente para a ocasião.

Um dos temas em destaque será a Internet das Coisas (IoT), os smart connected products e as transformações que essas tecnologias já estão provocando no segmento de manufatura. “Cada vez mais os produtos contam com softwares embarcados e com sensores que permitem não só monitorar seu funcionamento, como os torna mais inteligentes e fáceis de usar, o que de outra parte abre para seus fabricantes um leque enorme de possibilidades e desafios, obrigando-os a repensar a forma de fabricá-los e vendê-los, e de oferecer novos serviços aos clientes finais”, destaca Samora.  

O diretor da PTC também falará sobre a estratégia da PTC e de como a companhia vem se posicionando para disponibilizar para as indústrias o mais completo portfólio de soluções que abarcam todo o ciclo produtivo, desde o início do projeto, passando pela produção e venda, e chegando até o descarte.

Paul Sagar, diretor de Desenvolvimento de Produtos Creo da PTC/EUA, focalizará as inovações da nova versão 3.0 do PTC Creo – software para projetos mecânicos e eletrônicos (CAD) que será lançado oficialmente no Brasil durante o evento – e os benefícios propiciados pela tecnologia Unite, um dos seus principais diferenciais.  Já Lee Smith, vice-presidente e gerente geral do segmento SLM da PTC/EUA, abordará a importância do gerenciamento dos serviços e de como a solução PTC Servigistics contribui para as indústrias agregarem valor aos seus produtos.


Continua depois da publicidade


Apresentação de clientes

No período da tarde será a vez das breakout sessions, em que clientes e especialistas da PTC apresentarão palestras sobre os projetos desenvolvidos com as soluções da empresa. Um dos destaques será a palestra Os Desafios do Gerenciamento de Service Parts no Segmento Aeronáutico, ministrada por Rafael de Carvalho F. Leite, gerente das áreas de Engenharia, Planejamento e Preços de Peças de Reposição da Aviação Executiva da Embraer. Atualmente o executivo é responsável por um inventário de mais de 40 mil peças de reposição, disponível em cinco Centros de Distribuição e em mais de 60 depósitos localizados nos Centros de Serviços autorizados e próprios que a Embraer mantém ao redor do mundo, e que em valores equivale a aproximadamente US$ 500 milhões.

 Para viabilizar a gestão e planejamento da distribuição dessas peças, de forma a assegurar maior rapidez no atendimento às ordens de serviços, a Embraer utiliza a solução PTC Servigistics. “Em operação desde 2009, essa ferramenta permite otimizar tanto os recursos financeiros, como humanos para estimar compras de peças, planejar e gerenciar os estoques”, destaca Leite.  Além da unidade de Aviação Executiva, mais duas unidades de negócios – Comercial, e Defesa e Segurança - utilizam a ferramenta.

Valdeni Novaes, executivo de Contas Estratégicas da PTC, destaca que as soluções corporativas oferecidas pela PTC auxiliam empresas a aprimorar o processo de fidelização e satisfação de seus clientes no pós-venda, onde é importante ter as peças de reposição no lugar certo, no tempo certo e ao custo certo. “São três variáveis que impactam diretamente na estratégia de up-selling e cross-selling de seus produtos. O retorno sobre o investimento na redução de estoques e na melhoria do processo de planejamento das peças de reposição  é muito satisfatório tanto para a empresa como para seus clientes, principalmente quando precisam atender rigorosos contratos  SLA (Service Level Agreement) que o mercado exige”, explica Novaes, acrescentando que seguindo essa mesma linha, a PTC atende a outros  clientes  como Dell, Electrolux e KLM que, assim como a Embraer, são exigentes e com os quais mantém parceria duradoura.
 
Também participarão das breakout sessions a Petrobras e a GE, usuárias das soluções da PTC e a Atego, empresa líder do mercado no segmento de Engenharia de Sistemas Model-Based (MBSE) que foi adquirida pela PTC em julho deste ano.
 
No evento, haverá ainda as sessões hands-on nas quais os participantes poderão analisar e testar novas funcionalidades das soluções da PTC, dentre as quais a nova versão 3.0 do PTC Creo, voltado para projetos mecânicos e eletrônicos (CAD), e a 6ª edição do PLM Experience, um ambiente criado para receber presidentes, diretores e executivos de empresas de diferentes áreas de atuação envolvidos nos processos de desenvolvimento de produtos, que verão como uma estratégia adequada de PLM pode trazer vantagens competitivas.

No final do dia serão apresentados os vencedores do Prêmio PTC Design e Inovação (que substitui o Metrics Awards das edições passadas), competição que visa destacar os melhores projetos desenvolvidos com o PTC Creo (CAD) e PTC Windchill (PLM), considerando os aspectos de design, produtividade, inovação, redução de custos e demais benefícios obtidos.

A participação no PTC Technology Day é gratuita, mas requer inscrição prévia que pode ser feita por telefone ou e-mail. Informações: (11) 2663-2508; 0800 770 3032; atendimento@ptc.com  ou pela página do evento.

Agenda completa do evento aqui.




Comentários