Fiesp: Indústria paulista demite 15,5 mil trabalhadores em julho

A Pesquisa do Nível de Emprego na indústria paulista, divulgada nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), registrou queda de 0,7% do emprego no setor em julho, na comparação com ajustes sazonais em relação a junho. O recuo significou 15,5 mil postos de trabalhos a menos na indústria no sétimo mês de 2014.

No acumulado do ano, ante o mesmo período de 2013, o nível de emprego na indústria paulista registra queda de 0,6%. Ano passado, o emprego havia crescido 2,11%. O resultado do acumulado do ano é o pior desde 2009, quando a pesquisa registrou retração de 2,03% de janeiro a julho.

Dos 22 setores utilizados pela Fiesp na pesquisa, 19 apresentaram mais demissões do que contratações em julho. Apenas três tiveram saldo de empregos positivo. No mês anterior, a indústria paulista havia observado recuo do emprego em 15 setores, estabilidade em três e aumento em outros quatro setores.

Ainda em julho, máquinas e equipamentos, produtos alimentícios e produtos de metal foram os setores que mais demitiram: 2.127 postos de trabalho, 1.904 e 1.803, respectivamente. Por outro lado, produtos químicos (544 vagas a mais) e celulose e papel (181 vagas a mais) mais contrataram do que demitiram.

Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, afirma que as perdas do emprego na indústria em 2014 não devem ser compensadas em 2015. 

“Se você comparar com 2009, começava-se a viver no segundo semestre uma perspectiva de recuperação naquele ano e nós não a vemos em 2014”, diz Francini, que prevê uma deterioração maior do emprego na indústria até o fim do ano. “O panorama de emprego ainda vai se acentuar para pior.”


Tópicos: