Metal One Shibaura inaugura nova fábrica na América Latina

Projeto assessorado pela Investe São Paulo vai gerar 80 empregos diretos; produção foi iniciada em abril de 2014.

A empresa japonesa Metal One Shibaura Brasil (MOSB) inaugurou no último dia 4, sua primeira planta na América Latina, localizada em Capivari, há cerca de 140 km da capital paulista. Foram investidos R$ 50 milhões pelo grupo, formado pelas empresas Metal One Corporation, Shibaura Holdings e Shibaura Shearing. A Investe São Paulo assessora o projeto desde junho de 2012, e colaborou com a empresa no processo de seleção de municípios, assessoria tributária e ambiental.

A fábrica está em operação desde abril, com a capacidade de processamento de 1.000 toneladas de chapas de aço por mês. O produto é vendido principalmente para a indústria de máquinas e equipamentos de construção. A ideia é que, ao longo dos próximos meses, o quadro de funcionários chegue a 80 pessoas.

A planta tem capacidade de processamento de 1.000 toneladas de chapas de aço por mês.
Imagem: Marina Guimarães/ ISP

“A rede de fornecedores para a indústria de máquinas e equipamentos no Estado de São Paulo é a mais completa do país. Com o início de produção da Metal One Shibaura Brasil essa rede fica mais extensa e completa”, explica o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida. Ele lembra que o Estado chegou a competir com Minas Gerais pelo investimento, mas a infraestrutura logística de São Paulo acabou trazendo o projeto para Capivari.

De acordo com a empresa japonesa, a demanda das empresas fabricantes de máquinas de construção tem crescido muito nos últimos anos, principalmente por conta de altos investimentos em infraestrutura. Assim, replicando a experiência com China, Índia e Indonésia, a MOSB decidiu trazer uma fábrica para o País, com o objetivo de fornecer localmente para seus clientes que já estão em território brasileiro.


Continua depois da publicidade


A planta de Capivari é o quarto centro de processamento da Metal One. Até então, as chapas de aço eram processadas em duas fábricas na China e uma na Índia. A Shibaura Shearing, por sua vez, opera hoje em quatro plantas principais no Japão e uma subsidiária na Índia. Há também uma fábrica em construção na Indonésia. Dos R$ 50 milhões que foram investidos, 60% veio da Metal One e 40% do grupo Shibaura, sendo 25% da Shibaura Holdings e 15% da Shibaura Shearing.