BMW supera previsões de lucro no 2º tri com recorde de vendas

Novos modelos e fortes vendas na China ajudaram a BMW a bater previsões de lucro no segundo trimestre e mantiveram a companhia a caminho certo para permanecer como a maior montadora de carros luxo do mundo sob o desafio de suas rivais alemãs.

As vendas na principal marca BMW subiram 8,3 por cento para 458 mil veículos, um recorde, à medida que novos modelos como o Série 4 e o compacto Série 2 ajudaram o grupo a aproveitar uma demanda mais forte na China e na Europa.

O lucro antes de juros e impostos (Ebit) saltou 26 por cento, para 2,6 bilhões de euros (3,5 bilhões de dólares), disse a companhia nesta terça-feira (5), superando uma previsão de 2,23 bilhões de euros em uma pesquisa da Reuters com analistas.

"Essa é uma grande superação e continuamos convencidos de que o mercado está subestimando o poder de lucro da BMW no médio e no longo prazo", disseram analistas do ISI Group em nota.

As montadoras de luxo aguentaram seis anos de queda nas vendas, em parte, graças à forte demanda de mercados emergentes. No entanto, sinais de uma desaceleração em alguns destes países e uma recuperação ainda frágil na Europa têm levantado preocupações sobre a demanda futura.

A BMW também enfrenta uma forte concorrência das arquirrivais Audi, parte do grupo Volkswagen e Mercedes-Benz, controlada pela Daimler.

A BMW tem como meta um crescimento significativo das vendas para 2 milhões de veículos ou mais neste ano, após ter vendido um recorde de 1,96 milhão de unidades entre as marcas Mini, Rolls Royce e BMW em 2013.

A companhia também reiterou sua meta de elevar o lucro antes de impostos em até 10 por cento.

No ano passado, a BMW liderou a corrida global de luxo com 1,65 milhão de carros vendidos pela principal marca, superando 1,57 milhões de unidades da Audi e 1,47 milhão de carros da Mercedes.


Tópicos: