Ford lança serviço que faz ligação para resgate após acidentes

Chamada é realizada do celular conectado ao sistema Sync.

A Ford lançou nesta sexta-feira (25), em São Paulo, a tecnologia de segurança Assistência de Emergência Sync, dispositivo de conectividade que, em caso de acidente com o veículo, realiza uma ligação telefônica automática para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O recurso é inédito em veículos da Ford no Brasil e será aplicado, inicialmente, no novo Ka. “Ao contrário de outras tecnologias, que são inseridas em modelos mais caros, esse recurso será introduzido no Brasil em um modelo de entrada”, disse Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford na América do Sul.

Para funcionar, o sistema deve estar conectado com o celular de um dos ocupantes do veículo, já que realiza a chamada através do aparelho. O sistema só é acionado quando os airbags são deflagrados e/ou corte da bomba de combustível. Vale lembrar que, para a chamada ser realizada, é preciso ter sinal do telefone e ele estar conectado com o Sync via Bluetooth. O item é equipamento de série nas versões SE Plus e SEL.

A localização do veículo pela central do Samu é feita através de uma antena GPS instalada no veículo. O condutor também tem a opção de cancelar a chamada antes dela ser realizada.

Segundo a Ford, há vantagem da Assitência de Emergência em relação as ligações convencionais, já que, a localização é enviada com precisão, e, mesmo que os ocupantes estejam inconscientes, a ligação é realizada automaticamente.
Em acidentes, é feita uma chamada para a central 192, do Samu, com a mensagem automática: “Atenção: um veículo Ford esteve envolvido num acidente. Aguarde o envio das coordenadas GPS, seguido da comunicação com os ocupantes do veículo”.

Em seguida, é enviada a localização do veículo e o microfone é aberto para contato da central de atendimento do Samu com os ocupantes do veículo. O serviço é válido por toda a vida útil do veículo, e será oferecida gratuitamente, nas versões equipadas com o Sync. A Assistência de Emergência chegará dentro de, no máximo, um ano, aos demais modelos da linha equipados com o Sync. Os próximos, depois do Ka, devem ser o crossover Edge e a picape Ranger.

Para colocar o dispositivo em funcionamento, foi feita uma parceria da Ford com o Ministério da Saúde, através do Samu, com testes prévios utilizando unidades do serviço de atendimento.

A tecnologia é semelhante aos sistemas SOS e On Call da Volvo. Nos carros da marca sueca, em colisões, uma central faz contato com o veículo, para saber o estado dos ocupantes. Caso eles não respondam, é feita uma ligação para serviços de emergência, que utilizam a posição do veículo via GPS para enviar socorro.


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