TPR inicia as obras de sua primeira fábrica na América Latina

Nova fábrica em Porto Feliz vai atender indústria automotiva brasileira.

A TPR lançou nesta quarta-feira (16) a pedra fundamental de sua primeira unidade na América Latina localizada em Porto Feliz, há 120 km da capital paulista. Com investimento de R$ 66 milhões, a empresa japonesa vai fabricar camisas de cilindros para motores.
 
“A chegada da TPR enriquece ainda mais o parque de fornecedores da indústria automotiva paulista. É a nacionalização de produtos importantes com geração de emprego de qualidade em uma cidade que não para de crescer. Temos certeza que a empresa terá muito sucesso em Porto Feliz”, destaca o presidente da Investe SP - agência de promoção de investimentos e competitividade -, Luciano Almeida.
 
A infraestrutura da região de Sorocaba, inclusive, foi um dos fatores decisivos para que a empresa escolhesse Porto Feliz para instalar-se. A ideia é atender diversos fabricantes de automóveis em todo o Brasil.
 

 Presidente da empresa no País, Itsubo Satoshi, durante cerimônia.
Imagem: Marina Guimarães/ISP

“Iremos produzir peças para motores automotivos com a missão de sempre aperfeiçoar nossos produtos com durabilidade e qualidade. Acreditamos que será o primeiro passo de uma longa e próspera jornada a ser concebida junto a esta cidade”, disse o presidente da empresa no País, Itsubo Satoshi.
 
Segundo Satoshi, a TPR está trazendo para o Brasil uma tecnologia nova na produção de camisas para cilindros. Ele explica que a peça é porosa, dando aderência melhor ao bloco do motor. Na nova fábrica a peça já irá sair do forno com a porosidade necessária. Em plantas mais tradicionais, é preciso uma etapa a mais na produção para que isso aconteça. A linha da TPR, portanto, será mais ágil que a de outras empresas do mercado.
 
O terreno em que está sendo instalada a fábrica tem 30 mil m², mas a construção da planta prevê 5 mil m² de área construída. Isso porque uma parte do terreno está sendo reservada para que uma possível expansão possa ser realizada no futuro. A produção na planta está prevista para começar em junho de 2015.
 
O prefeito de Porto Feliz, Levi Rodrigues Vieira, ressaltou o orgulho por receber a fábrica em sua cidade. “A empresa visitou diversas cidades, e conseguimos mostrar que Porto Feliz é a bola da vez da região. Além de possuirmos diversos incentivos, possuímos uma equipe comprometida em apoiar tudo o que for necessário para a instalação da empresa”, finaliza.