Metais devem ter segundo semestre melhor

O segundo semestre começa com expectativas melhores do que no início do ano para os principais metais não ferrosos. Em geral, o sentimento é mais positivo com as economias chinesa, americana e europeia, o que favorece as commodities metálicas.

"Embora os dados de comércio de metais na China não estejam notavelmente bons, o sentimento em relação à economia tornou-se cada vez mais favorável", diz em relatório Stephen Briggs, analista do BNP Paribas. Walter de Wet, analista do Standard Bank, concorda. As medidas de "mini-estímulo" à economia chinesa, combinadas a uma melhora do cenário global melhoraram o sentimento econômico, afirma.

No primeiro semestre, os metais tiveram desempenhos bastante diversos. Em média, subiram 5,7%, sendo que o níquel subiu 35% e puxou o índice. Cobre, estanho e chumbo ainda têm queda no ano.

Em junho, os comportamentos também foram mistos. Os metais tiveram alta de 0,53%, em média, sendo que o níquel devolveu parte dos ganhos dos meses anteriores. O estanho também puxou o grupo para baixo com queda de quase 5%. Enquanto isso, alumínio, cobre, zinco e chumbo subiram, impulsionados principalmente por dados mais positivos da indústria na China e nos Estados Unidos.

Com estoques mais baixos e cortes de produção em alguns países, o alumínio subiu 1,6% em junho e tem alta de 4,1% no ano. Recentemente, começou a aparecer entre as apostas positivas. Os analistas do banco francês Natixis acreditam que a tendência é de continuidade da queda dos estoques do metal e comentam que o mercado está mudando para uma situação de déficit, após anos de superávit global. Eles acrescentam que estão em curso na China políticas para evitar o excesso de capacidade de produção.

O cobre, que ainda acumula baixa de 6% em 2014, divide opiniões. Os estoques do metal caíram pela metade na China desde dezembro, para 280 mil toneladas, mas é possível que tenham apenas saído dos armazéns das bolsas de metais para os galpões de empresas, diz Bruno Rezende, da Tendências Consultoria.


Continua depois da publicidade


Também permanecem as dúvidas sobre o impacto das investigações no porto de Qingdao sobre as importações chinesas do metal, após empresas terem usado cobre indevidamente como garantias em operações financeiras.

Para Rezende, tanto para alumínio quanto o cobre, o fim do ciclo de baixa está próximo.

Mas, neste mês, as atenções se voltam principalmente para o níquel, com expectativas em relação às eleições da Indonésia. O mercado espera uma sinalização do novo governo do país sobre a proibição da exportação de minérios. A medida ajudou o níquel a subir neste ano e, se for mantida, pode dar um novo fôlego ao metal. Até agora, o mercado de níquel ainda não está deficitário. "Em parte, isso é resultado do aumento sazonal da oferta de minério de níquel das Filipinas", diz o Natixis em relatório. Caso a exportações sigam proibidas na Indonésia, o mercado ficará em situação deficitária no ano que vem, informa o banco francês.

Já o estanho, cujo preço está no nível mais baixo desde 2012, teve a maior queda no mês, de 4,7%, mas tem bons fundamentos. O mercado está em situação de deficit e deve continuar no ano que vem. O BNP Paribas prevê ainda para este ano um preço de US$ 24.500 por tonelada, 9% acima do preço atual.