Peças de carro são criadas a partir de tomate

Para aproveitar os resíduos da produção de ketchup, Ford e Heinz investem em uma tecnologia que aproveite as cascas do tomate.

A montadora Ford e a H.J. Heinz - sim, aquela que faz os condimentos que você coloca no seu hambúrguer - anunciaram uma parceria para explorar o uso de materiais sustentáveis em peças automotivas, e isso inclui produtos feitos a partir de fibra de tomate.

De acordo com a Ford, pele de tomate desidratada poderia ser usada em alguns suportes e elementos do painel do carro, por exemplo. "Nosso objetivo é desenvolver um material resistente e leve que supra as necessidades dos nossos veículos e ao mesmo tempo reduza nosso impacto ambiental", disse Ellen Lee, especialista técnica em pesquisa plástica da Ford.

A casca do tomate não é o único subproduto do ketchup que pode ser usado pra fazer bioplástico. A Heinz também está tentando descobrir uma maneira de transformar ramos e sementes em produtos úteis - afinal, a empresa usa mais de 2 milhões de tomates por ano.

A Ford já trabalhou em parceria com a Coca-Cola para partes do assento e tecidos para o painel das portas dos carros feitos a partir de garrafas plásticas, por exemplo.