Produção industrial mantém tendência de queda, mostra CNI

Com estoques acima do planejado e, pelo segundo mês seguido, a produção industrial mantém tendência de queda, segundo pesquisa divulgada hoje (17) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção registrou 48,4 pontos em maio. Segundo a Sondagem Industrial de maio, esse é o sétimo mês consecutivo em que o índice fica abaixo dos 50 pontos, em uma escala de 0 a 100. A CNI considera que, acima de 50 pontos, há alta na produção, e abaixo, queda. A estabilidade da Utilização Média da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 71%.

O cenário é considerado de “grande dificuldade” para o setor, informou a CNI, e se agravou porque, com queda de produção e estoques altos, há tendência de queda no emprego. O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado ficou em 51 pontos. Nesse caso, a marca de 50 pontos representa o que se esperava para o período. Estando acima, conclui-se que o estoque está maior do que o previsto. De acordo com a entidade, o problema é maior nas grandes empresas, onde o estoque efetivo em relação ao planejado alcançou 53,1 pontos.

Com isso, o índice de evolução do número de empregados recuou de 47,8 para 46,8 pontos. O indicador está abaixo dos 50 pontos em todos os portes de empresas, informou a CNI. No caso das pequenas, está em 46,4 pontos; nas médias, 45,8 pontos; e, nas grandes, 47,5 pontos. "A expectativa é que haja manutenção da queda no número de empregados", conclui o estudo.

Segundo a sondagem, o indicador que mede a expectativa de evolução do número de empregados, em junho, para os próximos seis meses ficou em 48,5 pontos. A Sondagem Industrial de maio foi feita entre os dias 2 e 11 de junho com 2.077 empresas, das quais 813 são pequenas, 758, médias e 506, grandes.