Primeiro centro de pesquisa brasileiro da Boeing é inaugurado em São José

No novo espaço, trabalham atualmente quatro pesquisadores brasileiros - número que deverá ser ampliado para 12 até o final deste ano.

A Boeing, fabricante de aeronaves, inaugurou nesta quarta-feira (4), no Parque Tecnológico de São José dos Campos, seu primeiro Centro de Pesquisa e Tecnologia no Brasil. O objetivo é firmar parcerias com o setor aeroespacial para a criação de projetos como, por exemplo, a produção do biocombustível.

A empresa já funcionava no local, mas em uma sala provisória desde o início deste ano. No novo espaço, trabalham atualmente quatro pesquisadores brasileiros - número que  deverá ser ampliado para 12 até o final deste ano.

Segundo a presidente da empresa no país, Donna Hrinak, São José dos Campos foi escolhida pelo perfil tecnológico e aeroespacial. “Escolhemos São José dos Campos como a sede precisamente porque é o coração da indústria aeroespecial do Brasil", afirmou.

 Brasil é o 6º país a receber o centro, inaugurado nesta quarta-feira (4).
Imagem: Divulgação/ The Boeing Company

No Brasil, o centro de pesquisas vai desenvolver projetos de biocombustíveis sustentáveis para aviação, gerenciamento avançado de tráfego aéreo, sensoriamento remoto, metais e biomateriais avançados e tecnologias de apoio e serviços. "Vamos trabalhar com parceiros brasileiros de várias áreas, que são de interesse mútuo e que esses parceiros têm demonstrado experiência", disse a presidente.

Inicialmente, a equipe do centro trabalha em pesquisas e coordenação de pesquisas com universidades federais, além de empresas como a Embraer. A equipe também atua com instituições de tecnologia do governo federal como o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Boeing

A Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo, fabricante de jatos comerciais e sistemas de defesa, espaço e segurança. O Brasil é o sexto país a receber o centro de pesquisas avançadas da empresa fora dos Estados Unidos. No país, a Boeing possui dois escritórios em São Paulo e Brasília, abertos em 2011.