Google apresenta o primeiro carro sem direção

Gigante tecnológico vai colocar 100 protótipos em circulação até o ano que vem e anuncia que fará parcerias com fabricantes para produção em larga escala.

Google vai construir um carro sem um volante. Ele não precisará do instrumento pois será capaz de andar sozinho, guiando pelos mapas digitais e seguindo comandos eletrônicos com o auxílio de sensores.

O modelo de dois lugares não será vendido ao público, mas o Google informou que deverá colocar 100 protótipos em circulação até o ano que vem.

A velocidade máxima dos carros é de 40 quilômetros por hora.O carro do Google é um passo natural após as experiências com o Lexus e o Toyota Prius equipados com sensores e computadores por centenas de milhares de quilômetros na Califórnia nos últimos meses.

O carro não tem freio e nem pedais, mas botões de andar e parar. Ele pode receber um comando de emergência que elimina o piloto automático e permite ao passageiros assumir a direção.

"É como pegar um teleférico, em um passeio meio solitário mas muito agradável", comparou o co-fundador do Google, Sergey Brin, em uma conferência de tecnologia na Califórnia.
 
O carro tem motor elétrico e design em forma de bolha, e deve ser usado em espaços corporativos, podendo se tornar especialmente atrativo para deslocamentos em centros urbanos congestionados.

É improvável que o Google entre na produção dos veículos. Ao contrário, a empresa ressaltou que dará ênfase a parcerias com empresas especializadas no setor automotivo.

O maior obstáculo para o carro sem direção pode ser a lei. Versões de testes terão um volante e pedais, por exigência dos termos da regulamentação da Califórnia.
 
O Google espera construir os 100 protótipos no final deste ano ou início do próximo e usá-los em um programa piloto, disse a porta-voz Courtney Hohne.

Enquanto isso, até o final deste ano o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia deve preparar os regulamentos para o uso operacional de carros verdadeiramente sem motoristas.
 
As autoridades do trânsito estudavam a questão pensando a longo prazo, mas o Google apresentou a novidade antes do esperado.


Continua depois da publicidade


"Precisamos ter certeza de que os regulamentos garantam a segurança, mas sem impedir o progresso", disse Bernard Soriano, do departamento de direção sem motorista do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia.

Veja o vídeo (em inglês) do primeiro passeio em público do carro do Google:




Comentários