Villares Metals destaca VEX durante 30ª Feira da Mecânica

Siderúrgica semi-integrada apresentará sua linha de aços destinados ao segmento ferramental, com destaque ao VEX, específico para extrusão de alumínio.

A Villares Metals, produtora de aços especiais não planos de alta liga, estará presente na 30ª Feira Internacional da Mecânica, realizada entre os dias 20 a 24 de maio, no Anhembi, em São Paulo (SP). Durante o evento, a siderúrgica semi-integrada localizada em Sumaré (SP), apresentará aos visitantes seus diversos tipos de aço destinados ao segmento ferramental, entre eles aços para trabalho a frio, aços para moldes plásticos, aços rápidos e aços para trabalho a quente. Neste último, o principal destaque é o VEX, aço da Villares Metals destinado à extrusão de alumínio.

Na extrusão, uma peça de metal aquecida é prensada numa matriz para atingir um perfil especial. Para este fim, a Villares Metals desenvolveu o VEX, que possui composição química diferenciada, o que confere ao aço elevada resistência ao revenimento (leva mais tempo para perder a dureza na temperatura de uso), elevada nitretabilidade (maior dureza na camada superficial e uma camada nitretada mais profunda), maior resistência ao desgaste (e consequentemente maior vida útil da ferramenta), boa tenacidade e resistência mecânica.

De acordo com Paulo Haddad, gerente de Engenharia de Aplicação da Villares Metals, o principal diferencial do VEX é permitir que as ferramentas durem mais. “Com este aço, tivemos uma resposta muito superior ao que esperávamos. O produto foi desenvolvido para apresentar melhor desempenho na resistência ao desgaste na condição nitretada e, além disso, conseguimos também uma maior profundidade de camada no processo de nitretação. Assim, a ferramenta não somente dura mais, como demanda menor manutenção, diminuindo o número de paradas para renitratação”, afirma. “Dessa maneira, o custo do produto final é reduzido e, consequentemente, melhora a competitividade do setor”.

Para os clientes da Villares Metals que já fazem uso do VEX, os resultados foram extremamente satisfatórios. “Tivemos um feedback muito positivo, tanto que a demanda por este novo aço tem sido expressiva”, declara Haddad.


Tópicos: