Romi expõe soluções completas e máquinas de baixo consumo energético na Mecânica 2014

Os lançamentos da Romi na Mecânica 2014 são: Centro de Torneamento Vertical Romi VTL 500L, Injetoras Romi EN 220 PVC e Romi EN 300, além da Sopradora Romi MX 20L.

Pensando nas novas tendências de mercado e sempre inovando com seus lançamentos, companhia traz máquinas que trabalham alinhadas com robôs e novas versões de equipamentos para plástico que oferecem redução no gasto com energia.
 
A Feira Internacional da Mecânica reserva grandes novidades aos visitantes dos estandes das Indústrias Romi. Pensando sempre em inovar e oferecer soluções para seus clientes, a companhia traz quatro lançamentos para a edição 2014 do evento, que será realizado entre os dias 20 e 24 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
 
Os lançamentos da Romi na Mecânica 2014 são: Centro de Torneamento Vertical Romi VTL 500L, Injetoras Romi EN 220 PVC e Romi EN 300, além da Sopradora Romi MX 20L. As quatro novidades oferecem excelente performance e confiabilidade, são eficientes e versáteis, podendo trabalhar em ambientes de média e alta produção, além de as máquinas para plástico terem baixo nível de consumo energético e de ruído.
 
Máquinas-ferramenta
 
O Centro de Torneamento Vertical Romi VTL 500 foi projetado para possibilitar o trabalho em células de manufatura de alta produção, compostas por duas máquinas, versão esquerda e direita.

Este conjunto pode ser formado, por meio dos equipamentos Romi VTL 500L ou ML (left) e, ao lado, Romi VTL 500R ou MR (right).

Essa formatação permite redução de área ocupada, melhor ergonomia de operação e integração com sistemas de automação de carga e descarga, configuração que colabora para aumento de produtividade.

Durante a Mecânica, essa ação será representada com uma célula de usinagem, composta pelas máquinas Romi VTL 500L, Romi VTL 500MR e um robô manipulador de peças para carga e descarga.
 
Para Hermes Lago, diretor da Unidade de Negócios de Máquinas-Ferramenta da Romi, a inovação está no DNA da companhia. “A edição 2014 da Mecânica reforça o comprometimento que a Romi tem em oferecer soluções inovadoras para que os clientes possam ser cada vez mais produtivos. Por esse motivo, montamos uma célula de manufatura no estande, mostrando a sinergia de nosso centro de torneamento vertical e robô.”
 
Além do Centro de Torneamento Vertical Romi VTL 500L e do Romi VTL 500MR, a companhia também vai expor o Torno Universal Romi T 240, o Torno CNC Centur 30D, os Centros de Torneamento Romi GL 170G, ROMI GL 350B e Romi GL 400M, o Centro de Usinagem Vertical Romi D 1000AP Direct Drive, Centro de Furação e Rosqueamento Romi DCM 560DP, Centro de Usinagem Vertical de 5 eixos Romi DCM 620-5X e Centro de Usinagem Horizontal Romi PH 400.
 
Máquinas para plástico
 

  • A Unidade de Negócios de Máquinas para Plástico da Romi vai apresentar aos visitantes da Mecânica 2014 duas novas injetoras: A Romi EN 220 PVC e a Romi EN 300, que trabalham com sistema “Stop and Go”, ação que proporciona maior precisão com baixo consumo de energia e nível de ruído. 
  • A injetora EN 220 PVC foi desenvolvida para a produção de peças plásticas em PVC, de pequeno a médio porte, em aplicações de até 220 toneladas de fechamento. Essa máquina possui um excelente controle da injeção, mesmo em baixas velocidades.
  • Outra novidade é a sopradora Romi MX 20L, equipada com cabeçote com sistema FIFO, que oferece troca de cores mais rápidas e o novo comando CM10, que melhora a interatividade e permite 512 pontos de programação de parison. Esta linha ainda possui um conjunto de moldagem com grande área de molde e elevada força de fechamento.
  • Além destes novos modelos, a companhia também irá expor a injetora elétrica Romi EL 75.

 
“Buscamos oferecer aos nossos clientes máquinas altamente tecnológicas, produtivas e que no cenário atual dispõem de dois diferenciais fundamentais para os empresários transformadores de plástico: o custo competitivo do equipamento e a redução no gasto energético. Investimos 4% do faturamento líquido em P&D para oferecer soluções aos visitantes da Mecânica 2014”, afirma William dos Reis, diretor da Unidade de Negócios de Máquinas para Plástico da Romi. 
 
Maior exposição nacional do setor metalomecânico, a 30º Edição da Mecânica conta com a participação de mais de 2.100 expositores, brasileiros e internacionais, para um público de mais de 100 mil visitantes em cinco dias de evento.
 
Na feira, a Romi oferecerá em seu estande de 1.000 metros quadrados todo o apoio técnico de sua equipe de vendas, orientando os clientes sobre a melhor aplicação de máquinas-ferramenta e máquinas para plástico, assim como suporte comercial e informações sobre financiamentos. Outro espaço de destaque no estande é a presença de um representante técnico-comercial da B+W, empresa alemã de máquinas-ferramenta pesadas, que foi adquirida pela Romi em janeiro de 2012.