ElringKlinger desenvolve novas juntas de cabeçote para motores que consomem e poluem menos

Multinacional de origem alemã que no Brasil tem unidade em Piracicaba (SP) produz as autopeças para os mercados OEM e de reposição.

Com novas gerações de juntas de cabeçote, a ElringKlinger vem auxiliando montadoras de todo o mundo a desenvolver motores de automóveis mais modernos, que consomem menos combustível e têm menor emissão de poluentes.

Para atender a este mercado, a multinacional alemã que no Brasil conta com unidade em Piracicaba (SP) investe constantemente em novas tecnologias voltadas para o mercado OEM e também para a área de reposição, neste caso com as autopeças da marca Elring.

A empresa lembra que a contínua evolução de motores de automóveis com tamanhos reduzidos é geralmente acompanhada de elevadas temperaturas e altas pressões na câmara de combustão. Por isso, as juntas de cabeçote precisaram evoluir para atender os conceitos de downsizing.

“Cada vez mais, os fabricantes de veículos estão introduzindo motores a gasolina turbinados, menores e mais eficientes, equipados com sistemas de injeção direta. Esta tecnologia coloca enormes exigências sobre o desempenho da junta, que mais do que nunca precisa garantir alta performance”, explica Hans Eckert, diretor-presidente da ElringKlinger do Brasil.

Em resposta, o grupo ElringKlinger desenvolveu novos projetos de juntas de cabeçote que agora contam com elementos de suportes adicionais em relevo posicionado na câmara de combustão e também na região posterior da junta. O objetivo é suprir as exigências da nova tecnologia de motor no que diz respeito às temperaturas e pressões máximas elevadas.

Graças ao material de revestimento em borracha reforçado das juntas da ElringKlinger, foi possível aumentar ainda mais o desempenho de durabilidade do sistema de vedação sob condições extremas.

De acordo com a companhia, a tendência de motores com dimensões menores também gerou aumento na demanda por aplicações de turbo compressores. Atualmente o foco do trabalho de desenvolvimento da divisão de juntas especiais da ElringKlinger está em novos sistemas de vedação, com ênfase na geometria da junta e no desenvolvimento de novas ligas resistentes a temperaturas para juntas de turbo compressores.


Continua depois da publicidade


A empresa também tem feito progressos significativos na área de tecnologia de processo. Neste caso, o foco está na produção de anéis de vedação de turbo compressores capazes de suportar altas temperaturas. Estes processos irão substituir a estampagem e a dobra técnica anteriormente aplicada nesta área.

A parceria entre a ElringKlinger e as montadoras contribui para acelerar o uso de tecnologias de ponta nos motores dos automóveis fabricados em todo o mundo. Em paralelo, a marca Elring atende às necessidades dos mecânicos no momento da reposição.