Grupo Index Traub apresenta máquinas que serão destaque na feira

A fabricante de tornos CNC alemã comemora 100 anos neste ano.

O Grupo Index Traub, a fabricante alemã de tornos CNC com fábrica em Sorocoba (SP), que comemora 100 anos de fundação neste ano, apresenta os destaques que serão expostos ao público na feira da Mecânica 2014.

IT600 Power – Mais potência para suas tarefas de usinagem

O IT600 foi desenvolvido para a usinagem de lotes pequenos e médios, para uma fabricação de moldes, ferramentaria e produção de autopeças consideravelmente mais rápida e com maior economia em relação aos tornos universais convencionais.

Esta nova versão do Torno CNC Index IT600 oferece um novo conceito para usinagem com alto torque e potência, que era atendido até então pelos consagrados tornos Index GU800 e GFG250. Podendo ser equipado com placa de fixação com diâmetros de até 315 mm, a rigidez deste modelo é ideal para a usinagem de eixos e flanges que exigem alta remoção de cavaco. 

O cabeçote superior, com 14 alojamentos de ferramentas, possui um “Eixo Y Inteligente” gerado pela combinação entre o eixo de indexação do revólver, o eixo C do fuso de trabalho e as ferramentas acionadas; podendo executar diferentes tipos de operações.

O diâmetro de passagem de barras é de 65 mm para usinagem com 600 mm entre pontas e peças de placas com um diâmetro de torneamento de 380 mm e o diâmetro de volteio é de 620 mm. 

Para a usinagem dos eixos, a IT600 pode ser configurada com uma contraponta programável. O posicionamento servo acionado e a montagem sobre guias lineares permitem a usinagem de peças com comprimentos de até 600 mm. A posição e a força de encosto excepcionalmente alta de até 10.000 N (100%) são determinadas pelo programa CNC e reguladas através da corrente do motor.


Continua depois da publicidade


Alinhado ao uso universal da máquina, o conceito do comando do IT600 foi definido com foco nas vantagens ao usuário. Há a possibilidade de escolha entre dois comandos: o Siemens 840D solution line (sl) e o Fanuc 32i-B. Assim, o usuário recebe a tecnologia de sua escolha. A IT600 possui Finame.

Torno INDEX C100 – com comando Fanuc

O torno CNC Index C100 tornou-se referência quando o assunto é tornos CNC para alta produção. Esta máquina definiu novos padrões em termos de produtividade, amortecimento, rigidez e ferramentas acionadas. 

O design dos dois eixos Y opostos proporcionou ao usuário uma enorme produtividade e
reduziu os tempos de ciclo. Os 2 ou 3 cabeçotes revólver independentes  para a usinagem no fuso principal e no contrafuso aumentam ainda mais a eficiência deste torno. O C100 possui passagem de 42 mm e o cliente pode escolher entre os comandos Siemens ou Fanuc.
O Index C100 possui demandas desde peças pequenas, até de materiais de difícil corte, com alta precisão. A crescente complexidade das peças exige um grande número de ferramentas a serem utilizadas. Como solução, os três cabeçotes são equipados com 14 alojamentos de ferramentas cada, todas acionadas.

Os tempos secundários baixos e os ciclos de tempo reduzidos são o resultado das taxas de avanço rápido de até 60 m/min no contrafuso e nos eixos Z com aceleração de 1g. As aplicações do INDEX C100 incluem as principais indústrias, como autopeças, acessórios, fluídos e tecnologia médica. Desde sua introdução no mercado, a C100 tem provado ser excepcional em termos de performance, como aceleração, dinâmica, avanços rápidos e potência de acionamento no fuso principal e contrafuso, sendo difícil encontrar uma máquina com desempenho como este.

Torno de cabeçote móvel TRAUB TNL18P

O torno de cabeçote móvel Traub TNL18P possui 5 eixos lineares e é ideal para produção de peças seriadas de média e de alta complexidade a partir de barras.

A máquina possibilita a usinagem simultânea com até 3 ferramentas. O contrafuso está localizado sobre a guia cruzada X/Y/Z, que também carrega o cabeçote revólver inferior com 7 estações. O cabeçote móvel tem curso em Z1 de 205 mm, potência máxima de 3,7 kW, rotação máx. de 10.000 rpm e passagem de barras de máxima de 20 mm.

O cabeçote revólver superior possui 2 eixos X/Y e até 24 ferramentas e o revólver inferior com eixos X/Y/Z, possui até 21 ferramentas, sendo que todas as estações são acionadas. A unidade posterior de usinagem tem 7 alojamentos para ferramentas, sendo 3 acionadas. 

O movimento de giro do revólver é realizado por um eixo NC, sem travamento mecânico. Isto permite posicionar rapidamente, tanto o revólver como o contra fuso, em qualquer ângulo.

O comando, desenvolvido especialmente para o TNL18P (P = produção), combina alta performance e alto grau de confiabilidade.  O modelo TNL18P atende especialmente os clientes que procuram o melhor em custo benefício e tecnologia, sem abrir mão das opções de usinagem de máxima produtividade. Aliado a isso, a máquina oferece alta disponibilidade devido a grande reserva de ferramentas, que permite um rápido setup e rápida mudança no modo de operação (swiss type/ sem bucha de guia).


Tópicos: