Condomínio Industrial de Inovação e Tecnologia da Abimei pode ter financiamento do BB e da Caixa

Instituições financeiras do Governo Federal entregam carta de intenção para financiamento do projeto.

A Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei) recebeu cartas de intenção do Banco do Brasil e da Caixa para financiar as empresas que aderirem ao Condomínio Industrial de Inovação e Tecnologia da Associação, em Pindamonhangaba. As instituições financeiras ligadas ao Governo Federal estão dispostas a conceder linhas especiais de crédito para a construção e montagem dos escritórios e armazéns das empresas que quiserem se instalar no local. 
 
“O financiamento será negociado individualmente com cada empresa, respeitando a capacidade de crédito de cada uma”, explica Paulo Castelo Branco, vice-presidente da Abimei e responsável pela negociação com os bancos. A manifestação de interesse dos bancos de fomento federais será decisiva para viabilizar a construção do Condomínio, segundo o vice-presidente da entidade. “As empresas conseguirão aderir ao projeto com mais segurança e tranquilidade, sabendo que já têm o dinheiro e quanto vão pagar por ele”, comenta.
 
O Condomínio Industrial de Inovação e Tecnologia da Abimei irá ocupar uma área de aproximadamente 183.000 m² e conta com incentivos fiscais, como isenção do IPTU. As empresas receberão ainda a posse do terreno, em doação. Destina-se a empresas importadoras de máquinas e equipamentos industriais interessadas em produzir no Brasil peças e componentes usados em seus produtos, na montagem e/ou estocagem de máquinas ou em possuir um centro tecnológico para projetos industriais. Além dos módulos individuais, as empresas contarão com áreas comuns para showroom de produtos, lançamentos, treinamentos e eventos promocionais. Toda a infraestrutura de apoio operacional, incluindo restaurantes e serviços bancários, serão compartilhados. 
 
“Queremos estimular as filiais brasileiras a trazer investimentos de suas matrizes para o Brasil, incentivando a geração de emprego e a renovação tecnológica da manufatura no país. Sempre acreditamos ser este o caminho do desenvolvimento e do aumento da produtividade do setor no Brasil”, ressalta o presidente da ABIMEI, Ennio Crispino. Em contrapartida, argumenta ele, os fabricantes internacionais terão redução dos custos dos produtos que comercializam aqui, além de favorecer o acesso às linhas de financiamento governamentais, que só estão disponíveis para bens de capital e meios de produção made in Brazil. “Essa é a nossa contribuição à inovação tecnológica do País”, enfatiza Crispino.
 
Qualquer empresa importadora de máquinas e equipamentos industriais pode aderir ao Condomínio, a única condição é ser associada da Abimei. O empreendimento terá gestão da Associação e projeto de arquitetura da empresa A:M Studio, especializada na área industrial. 
 
Os interessados em saber mais sobre o Condomínio Industrial de Tecnologia da Abimei em Pindamonhangaba entrar em contato através do número: (11) 5506-6053