Audi testa novos combustíveis sintéticos

Tecnologia produzida artificialmente é opção aos combustíveis tradicionais.

Não é novidade que a Audi vem investindo pesado no desenvolvimento de alternativas mais limpas para os tradicionais combustíveis. São os chamados “combustíveis sintéticos”, produzidos artificialmente em um processo complexo que usa o dióxido de carbono jogado na atmosfera.
 
Agora, a marca alemã revela que após um ciclo completo de testes da tecnologia na câmara de pressão e no motor de vidro da fábrica de Ingolstadt (Alemanha), os resultados obtidos são positivos e os engenheiros podem passar para a próxima fase de desenvolvimento
 
"Nosso teste mostra que, assim como a tecnologia elétrica, existem outros conceitos que combinam a baixa emissão de gases com uma alta autonomia", comentou Reiner Mangold, chefe de desenvolvimento de produto sustentável da Audi .
 
Por meio desses testes com o “motor de vidro”, os engenheiros podem observar, por uma pequena janela de quartzo, o comportamento do combustível no interior do cilindro e como ele interage com o fluxo de ar na câmara de combustão, fatores essenciais para entender melhor a substância e analisar possíveis pontos fortes e fracos. Além disso, as simulações com a câmara de pressão ajudaram a equipe a sanar as dúvidas a respeito das características de combustão da substância.
 
O próximo objetivo da Audi é aperfeiçoar ainda mais o processo de produção do e-etanol e do e-diesel – a marca usa a sigla e - para nomear seus combustíveis sintéticos – para implantá-los no mercado em um futuro próximo.
 
A fabricante já tem até mesmo um centro de pesquisa na cidade de Hobbs (Estados Unidos), em parceria com a Joule, que produz os “combustíveis verdes”.  Na unidade, os microrganismos usam água (salobra, salgada ou residual) luz solar e dióxido de carbono para produzir combustíveis de alta pureza.
 
Por Marcelo Moura/ Car and Driver Brasil

Tópicos: