Alston fornecerá veículo leve sobre trilhos para França

Fonte: Maxpress - Retoque Jornalismo - 25/06/07
   
A Alstom, líder mundial em energia e transporte ferroviário, acaba de fechar um novo contrato com a SYTRAL, entidade responsável pelo transporte público na região de Rhône e área metropolitana da Grande Lyon, na França, para fornecer 13 VLTs Citadis para sua nova linha T4. A entrega do projeto acontecerá entre setembro de 2008 e abril de 2009.

Após 10 anos de parceria, esse último pedido demonstra a confiança da SYTRAL na capacidade da Alstom de desenvolver o transporte público da região. Em 1998, a SYTRAL se tornou um dos primeiros clientes a optar pela tecnologia e experiência da Alstom para fornecer infra-estrutura, sinalização e uma frota de 47 VLTs para suas linhas iniciais T1 e T2. Para a linha T3, conhecida como "LEA", a SYTRAL confiou à Alstom, no início de 2005, o assentamento dos trilhos, a sinalização e fez o pedido para outros 10 VLTs. Com 57 VLTs em serviço, a região da Grande Lyon agora conta com uma das maiores frotas de Citadis do mundo.

Até hoje, 945 Citadis foram encomendados por 24 cidades do mundo todo, e outras 30 cidades terão um projeto de linha de VLT planejado para os próximos três anos. As linhas de VLT estão a caminho de se tornarem a primeira opção em termos de solução de transporte urbano, já que possibilitam oferecer mobilidade sustentável, repensar o ambiente urbano, preservar a herança arquitetônica e contribuir para o crescimento da cidade. Até o final de 2007, a ALSTOM espera ultrapassar a marca dos 1.000 VLTs Citadis vendidos ao redor do mundo.