Nova fábrica da Alstom em Taubaté está em obras

Nova fábrica da Alstom em Taubaté está em obras

A Alstom já iniciou as obras para a construção da sua fábrica de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) em Taubaté (SP). A área de 16 mil metros quadrados, dentro da unidade de geração de energia hidrelétrica do grupo, está em fase de terraplanagem para iniciar a construção da linha de produção de VLTs. 
 
A fábrica de VLTs deve ser inaugurada em dezembro deste ano. A empresa francesa anunciou em 16 de janeiro a construção da nova unidade, que já tem uma encomenda: os 32 VLTs modelo Citadis para o projeto Porto Maravilha, que está sendo implantado pelo consórcio VLT Carioca, na região Central do Rio de Janeiro. 
 
A Alstom já conta com um fábrica de trens na Lapa, em São Paulo, e em breve deve inaugurar a linha de produção em Deodoro, no Rio de Janeiro, em parceria com a SuperVia. Segundo o vice-presidente sênior da Alstom Transport na América Latina, Michel Boccaccio, a escolha de Taubaté se deu por conta do terreno disponível da companhia na cidade. “Queremos fazer uma linha de VLT competitiva em relação a custos”, enfatizou Boccaccio ao explicar que a empresa aproveitará parte da estrutura da área de energia como segurança, área médica, refeitório, entre outros. 
 
Antes de anunciar a fábrica em Taubaté, a Alstom avaliou outras áreas. Segundo Boccaccio, na Lapa não tem espaço para ampliação, mesmo problema em Deodoro, onde fizeram um acordo com a SuperVia para a linha de montagem e finalização de trens. Além disso, a nova estrutura de Taubaté tem espaço para ampliação, caso haja demanda de produção.